Após protesto, gestão se reúne com catadores do lixão de Vitória

Uma comissão composta por doze catadores do lixão de Vitória de Santo Antão foi recebida, nesta sexta-feira (01), na Prefeitura da Vitória de Santo Antão por secretários do município. O encontro cumpre um acordo firmado após a categoria realizar um protesto na BR-232, na última quinta, devido à desativação sem aviso prévio do lixão do município.

Os caminhões de lixo, desde essa quarta-feira (29), passaram a destinar o transbordo para Região Metropolitana do Recife. “Simplesmente desviaram os carros, não falaram nada a gente, não deram satisfação nenhuma, e tá a gente aqui tudinho sem trabalho, sem emprego, sem dinheiro. As famílias aqui, a maioria, não tem onde morar. Com criança pequena, não tem pra onde ir, o que é que a gente vai fazer? ”, questionou uma catadora que vive há mais de vinte anos no local.

Na reunião, foram discutidas alternativas para a solução do impasse. Segundo a prefeitura do município, a medida visa cumprir uma Lei Federal que determinava o fim dos lixões do país até agosto de 2014. “No início do ano, quando o prefeito assumiu a gestão, o Ministério Público do Estado convidou o governo para uma reunião, para tratar justamente desta questão, do lixo a céu aberto no município. Através de uma análise completa, foi constatado que os resíduos deveriam ser destinados para um aterro sanitário, em conformidade ao que diz a Lei Federal”, disse o secretário Paulo Teixeira, da Assessoria Especial.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, foi realizado um cadastramento, para o levantamento das famílias que existiam no local, no mês de agosto deste ano. “Levantamos que 57 famílias estavam trabalhando no lixão, nem todas elas residiam lá, mas, em alguns bairros da cidade. Todas foram encaminhadas aos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS para serem cadastradas no Bolsa Família e no Programa de Auxílio Moradia, onde a maioria já recebem esses benefícios”, garantiu.

Um novo encontro entre a Gestão Municipal através da Secretaria de Assistência Social e a comissão dos recicladores, juntamente com todas as famílias cadastradas, ficou marcado para próxima segunda-feira (04), no próprio lixão. Segundo a pasta, haverá uma atualização cadastral, e um calendário de reuniões será proposto para acompanhamento dessas pessoas, por meio de programas sociais.

 

Foto: Divulgação/PMV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *