MEC libera recursos para obras de acessibilidade no IFPE Vitória

O ministro da Educação, Mendonça Filho, autorizou, na manhã desta sexta-feira, 3, a liberação de recursos para a execução da obra de acessibilidade do campus Vitória de Santo Antão, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), a 50 quilômetros do Recife. A construção vai beneficiar estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida.

“Temos um quadro bem interessante e vários campus estão sendo contemplados em Pernambuco”, destacou o ministro. “Na semana passada, estivemos em Caruaru e depois em Belo Jardim. Agora temos essa ação específica no campus de Vitória de Santo Antão, com um investimento de quase R$ 1,8 milhão nessa obra de acessibilidade”.

A acessibilidade completa do campus está prevista em três etapas. Nesta primeira fase, serão contemplados o bloco principal, o auditório e a cantina, setores para os quais foram liberados R$ 1.737.360. O prazo previsto para a execução das obras é de seis meses. Serão construídas e recuperadas calçadas, rampas, guarda-copos e corrimãos. Também haverá recuperação de elementos arquitetônicos, instalação de indicação tátil, adequação de sanitários, copas e de esquadrias e construção de vagas de estacionamento para portadores de necessidades especiais (PNE), entre outras obras, abrangendo uma área de 4.726,71 m².

O ministro destacou a importância desse investimento e reforçou todo o trabalho que tem sido feito para melhorar a educação técnica em Pernambuco. A obra foi uma determinação do Ministério Público. A reforma é fundamental para a comunidade, pois a escola, como ambiente inclusivo, requer condições que garantam o acesso e a participação autônoma de todos os estudantes às suas dependências e atividades de formação, assim como às demais pessoas que necessitam frequentá-la.

Abrangência – O campus conta com 1.141 estudantes e atende a cerca de 40 cidades da região, além de possuir alunos oriundos de outros estados. A unidade oferece os cursos técnicos de agroindústria, agropecuária e zootecnia. Já na educação superior, os cursos ofertados são de química e agronomia.

O processo seletivo dos estudantes é o vestibular unificado do IFPE, que geralmente se realiza entre os meses de outubro e dezembro. Metade das vagas é destinada a estudantes da rede pública de ensino, que podem optar, no momento da inscrição, pela cota social, racial ou agrícola – destinada a candidatos oriundos da zona rural e filhos de agricultores.

“‘Temos que atualizar as condições de funcionamento do campus para que a tenhamos não só a condição de abrigar e acolher estudantes na área de agropecuária, que sempre foi a origem dessa unidade, mas também de outras áreas da educação técnica e tecnológica, para fazer face à evolução normal e ao desenvolvimento que o Brasil merece e deseja”, completou o ministro Mendonça Filho.

 

 

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *