Em audiência pública, Câmara da Vitória discute futuro do Estádio Carneirão

O futebol amador e profissional de Vitória de Santo Antão foi tema de audiência pública,  na noite desta segunda-feira (06), na Câmara de Vereadores de Vitória de Santo Antão. No plenário da Casa Diogo de Braga, amantes do desporto, dirigentes de clubes amadores e políticos discutiram durante cinco horas o futuro da principal praça esportiva da região, o Estádio Severino Cândido Carneiro (O Carneirão), entre outros aspectos relacionados à temática.

Durante a sessão especial, foram levantadas algumas questões acerca da utilização do estádio, com explanações por parte da mesa e dos representantes do poder Executivo. O equipamento esportivo encontra-se sem condições de realizar partidas, já que seu espaço físico, incluindo gramado, instalações elétricas, parte do muro e banheiros estão avariados por falta de manutenção.  O ato foi convocado pelo vereador Erodilson Teófilo dos Santos (Xanuca), ex-jogador da Desportiva Vitória (Hoje chamada Vitória de Santo Antão – Associação Acadêmica e Desportiva).

“O Carneirão é tão importante pra Vitória como a Pitú, o Carneirão é tão importante pra cidade como a Federação de Futebol é pra Pernambuco. É um marco onde a gente pode levar o nome da nossa cidade para o mundo. Se há algum conflito de entendimento para que a liberação do estádio seja feita, é muito pequeno pro que pode nos unir. Aqui não é palanque partidário, é o sentimento de poder ver na cidade de Vitória, Santa, Sport, Náutico, Central jogando contra a gente. O Vera Cruz teve que ir jogar em Feira Nova e foi prejudicadíssimo, porque uma praça daquela está parada. Não vamos nos calar até que o Carneirão seja palco do Vitória” disse o propositor da audiência.

Segundo  Paulo Teixeira, porta-voz da prefeitura, o estádio não foi deixado de lado pela gestão. “Em junho, fomos provocados pelo presidente do Vera Cruz sobre a possibilidade de haver jogos no local,  mas aí a Secretária de Obras e a Vigilância Sanitária fizeram um laudo técnico que comprovaram a precariedade do espaço. Por parte da prefeitura houve interesse, mas o investimento é muito alto. O governo municipal está buscando alternativas que se mostrem plausíveis neste momento”, afirmou.

O presidente do G7 – Grupo dos Clubes do Interior – e presidente de honra do Vitória, Paulo Roberto Arruda, citou a relevância dos jogos serem mandados na cidade e fundamentou sua fala utilizando slides. “Temos uma torcida apaixonada, que em 2008 foi pra Limoeiro ver o time jogar quando o ex-prefeito proibiu de usarmos esse estádio. Foi um equívoco que o fez perder a eleição, devido a proporção que é o futebol. Teremos um dos maiores campeonatos dos últimos anos graças a grande cobertura da imprensa, o que fará que Vitória seja mostrada para o mundo”, disse.

Também marcou presença na audiência, o diretor da Federação Pernambucana de Futebol (FPF/PE), Murilo Falcão, que representou o presidente da entidade, Evandro Carvalho. Em seu discurso, Murilo explicou detalhes para a melhoria do estádio e detalhou o procedimento de vistoria

FUTEBOL AMADOR – O presidente da Liga Vitoriense de Desportos, Joel Neto, utilizou a tribuna da Câmara para cobrar apoio à entidade, que tem encontrado dificuldades para realizar suas competições. Lembrou o mandatário durante seu discurso, que a Seleção Vitoriense não pôde participar da Copa do Interior 2017 por não conseguir angariar recursos provindos da gestão municipal. “Em apenas duas oportunidades nós não participamos e não foi por falta de apoio. Em 1975 e 2005 nossa cidade foi atingida por duas grandes enchentes que impossibilitaram a formação do time. O futebol é importante. Os pais de família matam a fome de seus filhos negociando em dias de jogos, vendendo seu lanche, seu churrasquinho”, resumiu Joel.

Por fim, conclui-se que a audiência pública rendeu comentários positivos de seus participantes e verbalmente ficou acertada uma mobilização para que haja a recuperação das instalações do estádio e outras melhorias no recinto.  Datas e prazos não foram estipulados pelas partes.

 

Com informações da assessoria

Fotos: Thyago Leão e Lays Freitas

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *