Vitória de Santo Antão realiza terceira edição da Missa do Vaqueiro neste domingo

Vaqueiros de toda a região se reunirão em Vitória de Santo Antão neste domingo, 08 de outubro, para celebrar a terceira edição da Missa do Vaqueiro da cidade. Realizada pela Paróquia Matriz de Santo Antão e Clube do Vaqueiro, o evento acontecerá no Engenho Bento Velho, às margens da BR 232.

Nesta edição, os homenageados serão o vaqueiro João Bosco, in memoriam, três heróis do gibão mortos na luta com o touro. “Vitória de Santo Antão, entre as diversas atribuições culturais, também é conhecida como a cidade do cavalo de cela, de grandes vaquejadas, cavalgadas e pegas de bois, sem falar nas tradicionais feiras de animais de agosto e setembro, evento que já conta com quatro séculos de existência”, destacou o monsenhor Maurício Diniz, idealizador do evento e pároco da Matriz de Santo Antão.

A programação tem início pela manhã, a partir das 8h. Durante o dia acontece café da manhã, bingo, apresentações de shows de pé-de-serra e feijoada. Às 14h30, tem início a cavalgada religiosa, saindo do Engenho até o local da morte dos vaqueiros. Às 16h, tem início a celebração da Missa, no pátio da capela do Bento Velho.

Todos os recursos adquiridos serão destinados à reforma do forro de madeira da Matriz de Santo Antão, que se encontra interditada para obras de restauração. O prazo para a conclusão seria de dois meses, no entanto, a necessidade de realizar novos serviços e o tempo chuvoso prologam as obras. Durante o período de interdição, iniciado em 1º de maio, as atividades religiosas estão ocorrendo na vizinha Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *