Segurança do Enem em Pernambuco será feita por quase 3 mil PMs

A segurança do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que este ano acontecerá em dois domingos seguidos (5 e 12 de novembro), contará, em Pernambuco, com 2.957 policiais militares, distribuídos em 78 cidades e no arquipélago de Fernando de Noronha. O efetivo é menor que o empregado ano passado, quando 3.338 homens atuaram na avaliação.

Segundo a PM, não haverá prejuízo pois houve diminuição na quantidade de locais de aplicação do exame devido à redução no total de participantes, se comparado com 2016. Este ano são 371.615 candidatos alocados em 728 locais. Ano passado foram 447.320 participantes em 924 pontos.

“São 196 locais de aplicação a menos no Estado, em relação a 2016. Mesmo com efetivo menor este ano, teremos proporcionalmente a mesma quantidade de PMs atuando”, destacou o coordenador de segurança do Enem em Pernambuco, major Roberto Oliveira.

A queda no número de inscrições, afirma o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é consequência do Enem ter deixado de certificar o Ensino Médio, tarefa que voltou ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

No próximo domingo, quando o exame começa com as provas de redação, ciências humanas e linguagens, haverá 1.479 policiais militares. No domingo seguinte, dia 12, com as provas de matemática e ciências da natureza, serão 1.478.

Eles fazem as escoltas dos malotes dos testes dos quartéis até os prédios. Mas o transporte do material é feito em veículos dos Correios. A PM também garante a segurança no entorno dos prédios de realização da avaliação.

Como no ano passado, seis quartéis de Pernambuco abrigam os testes, sendo três do Exército e três da PM. Ficam nas cidades de Recife; Caruaru e Garanhuns, no Agreste; Salgueiro, Arcoverde e Petrolina, no Sertão.

Outra iniciativa que volta a acontecer é uma central de monitoramento que reunirá diversos órgãos para acompanhar a realização do Enem (Correios, Bombeiros, Samu, Polícia Civil, Polícia Federal, CTTU, Celpe, Compesa, Grande Recife Consórcio de Transporte, Cesgranrio e Inep).

Ficará Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria de Defesa Social (SDS), que fica no bairro de São José, Centro do Recife.

 

Blog da Folha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *