IFPE Vitória promove I Encontro de Agricultura Familiar e Agroecologia

Uma troca de saberes entre agricultores(as) familiares e entre estes(as) e o Campus Vitória de Santo Antão do IFPE. Essa é a proposta do I Encontro de Agricultura Familiar e Agroecologia, que reúne produtores(as) rurais de agroecológicos ou em transição agroecológica de Lagoa de Itaenga e mais seis municípios da microrregião de Vitória de Santo Antão em diversas atividades e cursos. O evento teve início na última segunda (23) e segue até esta terça-feira (24).

Os agricultores e as agricultoras foram recebidos no auditório do prédio central com lanche e apresentação cultural da banda Forró Terra Preta, formada por estudantes e servidores do Campus. Os participantes vieram de comunidades rurais dos municípios de Vitória de Santo Antão, Chã Grande, Pombos, Glória do Goitá, Chã de Alegria e Lagoa de Itaenga. Na mesa de abertura, coordenadores(as) de projetos, gestores do Campus, representantes dos estudantes, dos agricultores, de comunidades e secretários municipais de agricultura.

“O evento começou a ser pensado há cerca de dois anos, com o projeto Diagnóstico e Apoio à Transição Agroecológica nas Comunidades de Imbé, Marrecos e Sítios Vizinhos, realizado em Lagoa de Itaenga, e cresceu no final do ano passado, a partir da demanda dos próprios agricultores, quando os trabalhos foram ampliados para mais cinco municípios da microrregião de Vitória de Santo Antão, com a criação do Núcleo de Estudos Pesquisas e Extensão em Agroecologia, Campesinato e Sustentabilidade com ênfase em Segurança Alimentar e Nutricional (NEPEACS-SAN). Hoje estamos realizando nosso primeiro encontro, junto com todos os projetos e essas comunidades”, explica a professora Gizélia Ferreira, coordenadora-geral do evento.

Na primeira atividade da programação, os agricultores e agriculturas familiares participaram de um Carrossel de Saberes. Os participantes foram divididos em quatro grupos e percorreram as quatro estações temáticas, onde tiveram – em cada uma delas – cerca de 30 minutos para aprender, ensinar e discutir sobre “Sementes Crioulas”, “Sistemas Agroflorestais”, “Horticultura Orgânica” e “Produção Agroecológica Integrada Sustentável”. Após o almoço no refeitório do Campus, a programação seguiu das 13h às 16h, com diversos cursos.

Nesta terça-feira (24) ainda serão realizados cursos sobre “Manejo de biodiversidade: Olericultura Orgânica – Manejo Ecológico de Doenças”, “Manejo de Criações de Pequeno e Médio Porte – Avicultura: galinha caipira”, “Manejo Pós-Colheita: Processamento e beneficiamento de produtos de base ecológica” e “Manejo de água e biodiversidade: Sistemas Agroflorestais”. A partir das 15h30, no auditório, acontecerá a socialização dos resultados do projeto de Sementes Crioulas.

O I Encontro de Agricultura Familiar e Agroecologia é realizado pelo NEAPEACS – SAN IFPE Campus Vitória de Santo Antão, Projeto Diagnóstico e Apoio à Transição Agroecológica nas Comunidades de Imbé, Marrecos e Sítios Vizinhos – IFPE/CNPq e pelos projetos de extensão: Transição Agroecológica e segurança alimentar – fortalecendo ações nas comunidades rurais de Lagoa de Itaenga, Pernambuco; Produção Agroecológica Integrada e Sustentável como ferramenta Transformadora da realidade da segurança alimentar e nutricional de comunidades em São Caetano e Vitória de Santo Antão-PE; Diagnóstico da qualidade sanitária de sementes de feijão-caupi e feijão-fava procedentes da agricultura familiar; Diagnóstico de qualidade fisiológica de sementes armazenadas por agricultores familiares na microrregião de Vitória de Santo Antão-PE. Conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e é realizado em parceria com Associações dos Produtores Agroecológicos e Moradores das Comunidades Imbé, Marrecos e Sítios Vizinhos – ASSIM, CMDR’s, STTR’s e Secretarias Municipais de Agricultura de Chã Grande, Glória do Goitá, Chã de Alegria, Pombos e Lagoa de Itaenga.

com informações da assessoria 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *