Em caminhada, moradores da comunidade do Oiteiro reivindicam pavimentação de estrada

Os moradores da comunidade do Oiteiro, zona rural de Vitória de Santo Antão, seguem a luta pela pavimentação asfáltica da estrada que dá acesso à localidade. Neste domingo (1º), centenas de pessoas participaram de uma caminhada, que saiu no início da manhã da igreja da comunidade e seguiu até a área urbana de Vitória de Santo Antão, em um percurso com mais de 15 km, passando pela Praça da Matriz e sendo encerrado na praça do bairro de Água Branca.

Um paredão serviu para os populares realizarem discursos durante o trajeto. Durante as falas, o atual estado da via foi criticado pelos participantes. “Quando faz sol, é muito buraco. Na chuva, é a lama que atrapalha a gente”, frisou um morador.

O Oiteiro se destaca pela produção de verduras e hortaliças, que abastece não só o município como também a capital pernambucana e outras regiões do estado. Essa não é a primeira vez que a comunidade cobra a pavimentação da estrada. O Departamento de Estradas e Rodagem de Pernambuco (DER-PE), ligado à Secretaria Estadual de Transportes, é o atual responsável pela via. No entanto, até então, a promessa de melhorias da estrada vicinal não é cumprida.

O acesso à localidade é o mesmo utilizado por estudantes do campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) de Vitória, que possui cerca de 1.500 alunos. “É um abandono total. Sofre os alunos, sofre os pais de famílias. Se alguém adoecer, morre e não chega ao hospital mais próximo, por conta da estrada”, desabafou Ramon Dias, líder do projeto Pró-Asfalto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *