“Alô, alô, José Sebastian”: 20 anos no ar

Às 6h da manhã, uma voz marcante no rádio desperta o interesse de quem acorda cedo para começar a rotina. Dos estúdios da Rádio Vitória FM, o âncora anuncia: “alô, alô, José Sebastian”, e o próprio, direto do complexo policial, no ofício que se apaixonou há 20 anos, noticia os principais fatos das últimas 24 horas de Vitória de Santo Antão e região. Objetivo, num flashe de pelo menos cinco minutos por telefone, ele detalha os últimos acontecimentos de interesse público pela frequência 93,5.

Natural de Chã Grande, no Agreste do Estado, Sebastian entrou na emissora pela primeira vez em 10 de outubro de 1997. O veterano também atuou em outros prefixos, como as rádios Jornal do Recife, e Liberdade de Caruaru. Mas em junho de 2008, o radialista colocou em prática sua experiência adquirida nos estúdios da vida ao estrear como repórter policial da atual emissora, no seu retorno a Terra das Tabocas.

O ex-servente de pedreiro, pelo que conta, adotou o microfone quase por um capricho do destino. Em paralelo ao seu primeiro estágio no rádio, Sebastian trabalhava na construção do prédio de uma loja conceituada da cidade. “Se eu não fosse radialista, acredito que estaria ainda na profissão de servente. Eu não tinha perspectiva de atuar em outra área. Não tinha noção, não tinha ideia”, enfatiza.

Das 6h às 8h, Sebastian se destaca como o principal repórter do programa Boca Quente e carrega o peso da responsabilidade. Como a emissora não disponibiliza uma equipe de produção, cabe a ele exercer uma tarefa multifuncional. “Eu colho as informações um dia antes de entrar no ar, de preferência. Mas para me reiterar de tudo, passo cedinho na delegacia e no Hospital João Murilo para complementar as informações”, responde sobre seu metódico processo de apuração.

(Reprodução: Zero Hora, de Santa Catarina).

Em toda sua carreira, Sebastian destaca ocasiões marcantes que pôde vivenciar no rádio. Para ele, um momento inesquecível foram as Eleições de 2008. Naquele dia “foi uma campanha muito acirrada e o juiz do município com o apoio da polícia conduziu muita gente para a delegacia, inclusive candidatos que não estavam cumprindo com a lei. Não parei sequer um minuto”.

No dia seguinte ao pleito eleitoral, ele acompanhou o tumulto gerado após a disputa ferrenha nas urnas – diferença de 232 votos de Elias Lira para Dedé – resultado que exaltou os ânimos dos eleitores após o boato de que algumas urnas não tinham sido computadas.

“Durante o tumulto eu estava fazendo uma entrevista com as autoridades e ficamos sem poder sair do Fórum, porque as pessoas queriam invadir o local. De dentro, só escutava o barulho das bombas de efeito moral que a polícia usou para dispersar os manifestantes”, lembra com riqueza de detalhes.

“Como ser humano, o que me chamou a atenção foi um assassinato que uma mulher foi carbonizada na zona rural de Glória do Goitá. No local, tinha uma criancinha filha da vítima que não se dava conta do que estava acontecendo. As lágrimas me caíram”, destaca Sebastian.

Todos os sábados, às 6h, o comunicador também apresenta na Vitória FM o programa ”Gonzagão e Convidados”, onde toca sucessos do Rei do Baião e de toda a geração influenciada pelo forrozeiro.

Desta forma, em duas décadas,  José Sebastião dos Santos construiu seu nome na radiofonia pernambucana. Há 34 anos residindo em Vitória, o comunicador será agraciado com o título de Cidadão Vitoriense, após aprovação na Câmara de Vereadores. “É algo que vou dedicar ao próprio povo da nossa querida Vitória de Santo Antão”, finaliza.

Por Marcio Souza, especial para o Blog Nossa Vitória

Foto de capa: Nogueira Júnior / Blog Nossa Vitória

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

2 Replies to ““Alô, alô, José Sebastian”: 20 anos no ar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *