Para Raul Henry, não há hipótese de candidatura de FBC em 2018

Em entrevista ao sociólogo e cientista político Antônio Lavareda no programa 20 Minutos, o vice-governador de Pernambuco e presidente do PMDB estadual, Raul Henry, afirmou que a filiação do senador Fernando Bezerra Coelho ao PMDB foi “absolutamente inadequada, imprópria e desleal” por querer fazer a dissolução do partido estadual. Henry também declarou que não há hipótese do senador sair como candidato ao Governo do Estado em 2018.

Depois de dois meses sendo cortejado pelos Democratas, FBC escolheu os peemedebistas a convite do presidente nacional da sigla, Romero Jucá, que prometeu entregá-lo o comando do partido, tradicionalmente nas mãos do grupo do deputado Jarbas Vasconcelos.

A chegada de FBC ao partido é uma promessa de levar a sigla para a oposição do governador Paulo Câmara (PSB) nas eleições majoritárias de 2018. Apesar da reação dos aliados de Jarbas e Henry desde a filiação, o ex-socialista tem feito movimentos para que o PMDB integre a frente de oposição a Paulo Câmara, encabeçada até agora pelos ministros das Cidades, Bruno Araújo (PSDB), e da Educação, Mendonça Filho (DEM), além do senador Armando Monteiro (PTB).

Questionado por Lavareda se existe alguma hipótese do PMDB lançar Fernando Bezerra Coelho como governador nas eleições de 2018, o deputado Jarbas Vasconcelos ao Senado e o próprio Henry a Câmara dos Deputados, a resposta foi uma só. “Essa hipótese para nós não existe”, disparou.

“O debate central da nossa discussão foi o nosso pedido de dissolução do diretório estadual do partido. O PMDB de Pernambuco foi o que mais cresceu. E se mantendo a integridade do diretório estadual do PMDB, nós não teremos candidato a governador”, disse o presidente do PMDB local.

Raul defendeu a aliança do PMDB com o governador Paulo Câmara, além da chapa do socialista com Jarbas Vasconcelos. “Nós defendemos uma aliança com o governador paulo câmara. Sou vice na chapa, o PMDB ocupa três secretarias, o ex-governador já disse publicamente que pretende manter a aliança. A hipótese é manter a aliança com paulo com uma chapa com Jarbas no Senado”, disse.

Aliança com o PT

Em meio aos comentários sobre a possibilidade de o PT e o PSB refazerem a aliança, já houve até jantar na casa da viúva do ex-governador Eduardo Campos, Renata Campos, com a presença do ex-presidente Lula (PT), Paulo Câmara e do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), o vice-governador Raul Hanry afirmou que o PMDB ainda não conversou sobre a questão.

Lembrando que o deputado Jarbas Vasconcelos tem vaga garantida na chapa com Paulo Câmara para o Senado, pode dividir o palanque com os petistas, seus adversários políticos históricos.

“O que vejo em é uma tendencia muito firme do PT ter um projeto aqui no estado, de ter um candidato próprio no estado. Se a hipótese for outra, se for uma aliança, a gente vai ter que sentar dentro do PMDB pra discutir como tratar esse assunto. Não tenho delegação hoje para expressar uma opinião do partido”, disse.

 

Blog de Jamildo

 

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *