Medo de falar em público é mais comum do que se imagina, aponta especialista

Falar em público inevitavelmente faz muitos profissionais ‘’tremerem na base’’. A ansiedade e inquietação diante de uma plateia gigante ou de um pequeno grupo no trabalho é um temor que está longe de ter um fim. Pesquisas já realizadas no mundo inteiro sintetizam que o pânico nessas situações é extremo e algumas pessoas perdem oportunidades quando se refere ao domínio da fala.

Um estudo realizado com 3 mil pessoas no Reino Unido pelo jornal Sunday Times mostrou que o receio de falar em público é o maior medo de 41% das pessoas que foram entrevistadas. Curiosamente, a pesquisa concluiu que esse temor fica 22% à frente do medo de doenças e 19% do medo de morrer.

Para Antony Carlos Arroyo, que ministra palestras na área pela Primus Escola de Oratória, o temor em falar para qualquer tipo de público está ligado ao medo da rejeição. ‘’Não ser aceito ou respeitado pela sociedade é um dos principais motivos de se evitar falar em público. Não apenas para grandes plateias, mas também para pequenos grupos de amigos ou colegas é, para muitos, uma verdadeira tortura ter que pronunciar algumas palavras”, diz o profissional.

Realizar apresentações objetivas e claras chega a ser uma pedra no sapato. Ficar nervoso e deixar isso tomar conta da situação pode atrapalhar bastante na hora de convencer pelo diálogo. Na visão de Arroyo, outro momento constrangedor na hora de falar em público é o esquecimento de parte do que deveria ser apresentado e o próprio orador pedir desculpas ao público por ter esquecido o assunto.

Para ser infalível, o profissional na área de oratória sugere que o tema a ser apresentado seja bastante estudado e que um ”plano B” esteja na manga caso algo dê errado.

Para saber um pouco mais sobre o assunto, o Blog Nossa Vitória entrevistou Antony Arroyo, que dá cursos na área há vários anos.

Confira:

Blog Nossa Vitória – Falar para uma plateia pode ser castigante para uma pessoa. Diante disso, qual o principal sinal físico mostrado por  alguém que não está se sentindo bem nesse tipo de situação? 

Gaguejar, esfregar as mãos com frequência, ficar estático, olhar perdido ou esquecer o tema que deveria expor são alguns do diversos sinais de que o “palestrante” não se sente confortável.

Blog Nossa Vitória: Qual a pior falha que pode ser observada quando alguém perde o controle da situação enquanto fala em público?

Uma situação bastante deprimente é quando o orador, por motivos diversos, perde o domínio do público. A plateia deixa de ouvir o que está sendo dito e apresentado, iniciando conversas paralelas, acompanhadas de risos, piadas e até assovios. É preciso experiência e firmeza por parte do orador para retomar o controle e dar continuidade à falação. Outra situação constrangedora é o esquecimento de parte do que deveria ser apresentado e o próprio orador pedir desculpas ao público por ter esquecido algo da apresentação. As situações acima podem ser evitadas através de treino e participações em cursos de Oratória.  

Blog Nossa Vitória: Além de ter uma boa postura, um orador seja iniciante ou experiente, precisa investir no visual para lidar com o público. Neste contexto, existe uma recomendação geral para o tipo de vestes a ser utilizada nesse exercício?

O orador deve conhecer antecipadamente o perfil do seu público. Uma palestra para acadêmicos, por exemplo, exigirá por parte do orador apresentar-se de terno e gravata. Para jovens universitários o orador pode apresentar-se vestindo jeans, camisa social e blazer. Não importa o quanto humilde seja o lugar ou as pessoas, evitar  bermudas, chinelos ou algo semelhante. 

Blog Nossa Vitória: O medo de falar em público impede um profissional de crescer na carreira?

Infelizmente isso ocorre com mais frequência do que se imagina. Há depoimentos de pessoas que deixaram os estudos por não terem coragem de apresentar trabalhos, outros que, preferiram deixar o emprego a ter que apresentar projetos para um grupo de colegas da empresa. Sem falar nas relações interpessoais, novas amizades, novos amores, etc. Essas pessoas perdem dezenas, quiçá, centenas de oportunidades, durante a vida, por serem “tímidos” ou débeis. Também nestes casos o curso de Oratória pode auxiliar muito a terminar com a timidez.  

Blog Nossa Vitória: Quais as principais dicas para ter uma boa postura diante de um público e conduzir uma palestra sem perder o foco?

Sem duvidas é ter conhecimento total do que vai apresentar. Exercitar varias vezes a palestra nos dias que antecedem a apresentação. Conhecer o lugar com antecedência, qual o espaço que terá para caminhar ou se terá um púlpito, que aparelho de som irá utilizar, microfones, etc. Ter sempre um plano B, caso algo dê errado. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *