Caminhada vai às ruas em defesa do Espaço Vida; prefeitura aponta irregularidades

Após notificação extrajudicial, assinada pelo prefeito Aglailson Júnior (PSB), para a desocupação da sede do Instituto Espaço Vida, de Educação, Saúde e Inclusão, no bairro do Maués, área urbana de Vitória de Santo Antão, a direção da instituição convocou e foi às ruas com familiares, crianças, jovens e idosos que são beneficiados pelos serviços ofertados. O ato, realizado na última quarta-feira (30), seguiu do prédio sede até a Câmara de Vereadores da Vitória, no bairro do Livramento.

VEJA TAMBÉM: Prefeitura da Vitória notifica Espaço Vida para desocupar sede

Na Câmara, o manifesto ganhou apoio de vereadores da bancada de Oposição, que discursaram para os presentes e convocaram para assistir a sessão ordinária. Com a galeria da Casa Diogo de Braga, o tema ganhou destaque e foi discutido, por mais de três horas, pela base governista e oposicionista – autora do projeto que concebe o título de utilidade pública ao Espaço Vida.

Sob vaias, as assinaturas para a dispensa de comissão não foi conseguida para o projeto ser votado durante a sessão e foi encaminhado às comissões, para análise. Na tribuna, vereadores da situação garantiram que o Governo Municipal recuaria da decisão de desocupar o prédio e que iriam buscar manter parcerias com a instituição.

O discurso, no entanto, diferiu da nota divulgada nesta sexta-feira (01), pela Secretaria de Educação. Nela, a gestão apontou irregularidades e informou que “pesam ainda contra a entidade, inúmeras denúncias de uso privado mediante pagamento para realização de festas com consumo de bebidas alcoólicas e utilização da piscina, prestação de serviços remunerados, em flagrante descumprimento ao objeto contratual”.

Ainda segunda nota, a Administração Municipal não pode se omitir, diante das irregularidades praticadas. “Afrontam o interesse público, restando-lhe o poder/dever da retomada do imóvel para o desenvolvimento de projetos, mormente a promoção de atividades que contemplem o alunado da educação especial. O “Espaço Vida” e outras entidades não governamentais podem ser grandes parceiros do Governo Municipal, desde que preservado o interesse público, a transparência e a legalidade das ações”, concluiu a nota.

O prédio do Espaço Vida foi disponibilizado pelo Governo Municipal em dezembro de 2016, por meio de comodato aprovado pela Câmara de Vereadores. A instituição, sem fins lucrativos, atende cerca de 300 pessoas especiais. No local, é prestada assistência com profissionais capacitados. Em convênio com a APAMI, pessoas idosas e crianças com microcefalia recebem tratamento com técnicas de natação.

Este slideshow necessita de JavaScript.

One Reply to “Caminhada vai às ruas em defesa do Espaço Vida; prefeitura aponta irregularidades”

  1. Chega a ser nojento o que estão fazendo,
    O espaço vida é um local de amor e respeito pelo nossos filhos.
    Porque ninguém da prefeitura de dignou a ir lá? Saber como funciona, o que acontece.
    Lá nunca foi cobrado nada nossos. Ajudamos sim de livre e espontânea vontade é de acordo com as nossas posses.
    A secretaria de educação divulga em nota de esclarecimento, que nós Pais , manipulados pela diretoria estamos denigrindo a imagem do prefeito.
    Em momento algum fomos obrigados a nada, estamos lutando pelo direito de nossos filhos e não z estamos falando nehuma mentira.
    Senhores vão lá, se reúnam com as mães, se informem, q vcs saberem a verdade.
    #TodosPeloEsPaçoVida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *