“Urso Bruno”, do Zoológico de Vitória de Santo Antão, é transferido para o Recife

O urso pardo do Zoológico Municipal Melo Verçosa, situado no Alto do Reservatório, área urbana de Vitória de Santo Antão, foi transferido, nesta sexta-feira (14), para o Horto de Dois Irmãos, no Recife. Conhecido como Bruno, o animal tem sofrido por conta de um grave ferimento no focinho decorrente de uma sinusite e vai passar por tratamento. O urso, no entanto, não retornará mais ao município.

Bruno foi levado em uma jaula, sedado. No momento, o estado de saúde é grave. Os veterinários estimam que o animal possua 25 anos. Com média de 150 quilos, ele vivia há mais de uma década no zoológico de Vitória. Há três meses, o urso desenvolveu uma sinusite e isso incomodava bastante, a ponto dele coçar o focinho várias vezes ao dia. Em uma dessas coceiras, com as garras afiadas, ele acabou arrancando parte do focinho e se feriu gravemente.

Um acordo de cooperação técnica foi firmado entre o Município e Estado para que o animal fosse transferido. O urso não retornará para o Zoológico Melo Verçosa porque o espaço está interditado há cinco anos e sem receber visitas. Após a melhora do quadro de saúde, Bruno será encaminhado para um zoológico no estado do Piauí.

ZOO FECHADO – Por apresentar infraestrutura precária para os animais e falta de segurança para os visitantes o espaço está interditado. Inaugurado em 1950, nunca recebeu licença ambiental para funcionar.

Em 2013, a prefeitura do município, na tentativa de conseguir autorização para reabrir o espaço de lazer, realizou reforma para adequar o espaço dos animais. No entanto, o IBAMA e Ministério Público de Pernambuco não liberaram a reabertura.

A solução definitiva do zoológico passa pela mudança de endereço e a criação de um Bioparque, numa área dez vezes maior do que a do atual zoológico, para onde os animais seriam transferidos. São doze hectares já desapropriados, próximos ao Sítio Histórico Monte das Tabocas.

Por não cumprir os prazos e não ter previsão para a construção do novo espaço, o Ibama determinou a remoção dos mais de cem bichos que vivem atualmente no zoológico. No final de maio, jabutis e aves foram transferidos para o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas-PE).

Foto: Lays Freitas/arquivo/Blog Nossa Vitória

 

One Reply to ““Urso Bruno”, do Zoológico de Vitória de Santo Antão, é transferido para o Recife”

  1. Esse zoológico já deveria ter fexado a muito tempo e a administração ser mutada em milhões ,os animais passa fome não tem cuidados com veterinário esse zoo é uma mentira ,fexem logo esse matadouro de animais ,todos animais que chegaram saudáveis morreram, essa mensagem vai em forma de desabafo toda vez que iria visitar esse zoo os animais estavam em péssimas condições

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *