Morre, após ser transferido para o Recife, ‘Urso Bruno’ do Zoológico de Vitória

Após ser transferido para tratamento no Horto de Dois Irmãos, no Recife, o urso pardo do Zoológico Municipal de Vitória de Santo Antão morreu na madrugada desta segunda-feira (17). Conhecido como Bruno, o animal estava em estado grave devido uma sinusite. O urso havia sido levado na última sexta-feira (14).

Os veterinários estimavam que o animal possuísse 25 anos. Com média de 150 quilos, ele vivia há mais de uma década no zoológico de Vitória. Há três meses, o urso desenvolveu uma sinusite.

“Ele iniciou com uma sinusite, que não respondia adequadamente aos tratamentos. Isso foi se agravando e se tornou uma infecção respiratória maior e quando ele chegou aqui já chegou num quadro bem debilitado. Ele já apresentava outras infecções secundárias, uma anemia, uma falta de proteína”, explicou à TV Jornal Luciana Rameh, gerente técnica do Horto Dois Irmãos.

Um exame de necropsia será realizado para saber detalhes sobre a morte de Bruno. O material será encaminhado para um diagnóstico final.

Caso houvesse melhora no quadro de saúde, o urso seria encaminhado para um zoológico no estado do Piauí. O urso não retornaria para o Zoológico Melo Verçosa, situado no Alto do Reservatório, área urbana de Vitória, porque o espaço está interditado há cinco anos e sem receber visitas.

ZOO FECHADO – Por apresentar infraestrutura precária para os animais e falta de segurança para os visitantes o espaço está interditado. Inaugurado em 1950, nunca recebeu licença ambiental para funcionar.

Em 2013, a prefeitura do município, na tentativa de conseguir autorização para reabrir o espaço de lazer, realizou reforma para adequar o espaço dos animais. No entanto, o IBAMA e Ministério Público de Pernambuco não liberaram a reabertura.

A solução definitiva do zoológico passa pela mudança de endereço e a criação de um Bioparque, numa área dez vezes maior do que a do atual zoológico, para onde os animais seriam transferidos. São doze hectares já desapropriados, próximos ao Sítio Histórico Monte das Tabocas.

Por não cumprir os prazos e não ter previsão para a construção do novo espaço, o Ibama determinou a remoção dos mais de cem bichos que vivem atualmente no zoológico. No final de maio, jabutis e aves foram transferidos para o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas-PE).

Foto: Marcelo Soares/arquivo/JC Imagem

One Reply to “Morre, após ser transferido para o Recife, ‘Urso Bruno’ do Zoológico de Vitória”

  1. Na minha opinião o urso Bruno viveu muito foi um guerreiro pra suportar esse maldito local que pra ser um zoo tá muito longe sempre que iria visitar esse esse local percebia que esses animais sempre estavam com fome eu Caravan frutas e verduras e dava pra alguns animais inclusive p ursinho bruno, essa administração de vitória de santo Antônio é uma mentira bando de ladrões não tem a competência de cuidar de um zoo ,até os animais sofrem pela alienação desse povo, agradeço a Deus por ter saído desse lixo de cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *