Após mais de 24 horas, professores e servidores desocupam Prefeitura de Vitória de Santo Antão

Após mais de 24 horas de ocupação, professores e servidores de Vitória de Santo Antão decidiram deixar o prédio da prefeitura, na noite desta quarta-feira (26). Os trabalhadores entraram no prédio na manhã desta terça (25) e passaram a noite. Na manhã desta quarta, uma assembleia foi realizada no local e, em seguida, foi iniciada negociação com representantes do governo, que seguiu até a noite.

Uma nova assembleia está marcada para as 8h desta quinta (27), para decidir os rumos. Com o avanço das negociações, a expectativa é que a paralisação seja encerrada. O governo garantiu aos sindicalistas que os dias parados não serão descontados.

Desde a última segunda-feira (24), as categorias paralisaram as atividades. Com a paralisação, as aulas da rede municipal, que estavam com início programado para esta segunda, foram suspensas. Os servidores buscam reajuste de 7%. Já os professores, 7,64%, referente ao reajuste anual da lei do piso, definindo pelo Ministério da Educação.

À imprensa, o assessor especial da gestão, Paulo Teixeira, enfatizou por que o município não pode atender ao percentual reivindicado pelos servidores. O secretário alertou que o município trabalha com base na Receita Corrente Líquida, que foi extrapolada no 3º quadrimestre de 2016.

Antes da ocupação, uma caminhada foi realizada na manhã de terça, pelas ruas dos bairros da Matriz, Centro e Livramento. O ato teve concentração na Praça do Fórum e seguiu para o Palácio Municipal. Após o fim do expediente na prefeitura, as classes se recusaram a desocupar o prédio e ficaram isoladas dentro. A Guarda Municipal foi acionada e bloqueou a entrada dos manifestantes. Do lado de fora, apoiadores se concentraram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *