Animais sofrem em zoo desativado em Vitória de Santo Antão

Trinta animais padecem sem os cuidados que demandam em um zoológico interditado há cinco anos pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) por maus tratos e falta de estrutura. O Melo Verçoza, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul do Estado, é tão impróprio que um muro cedeu e nunca foi consertado. Crianças chegaram a entrar no equipamento, que aparenta um grave abandono, e brincaram com a anta. Os abusos com os animais foram trazido à tona depois que um urso foi transferido dali para o Parque Estadual Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife. Na madrugada de ontem, três dias depois da mudança, ele morreu desnutrido e com infecção respiratória.

Paredes mofadas e infiltradas são comuns. No ponto mais afastado dos prédios, duas jaulas desabaram com o tempo. O jacaré de papo amarelo não consegue ficar de lado dentro do fosse de água parada. A área tem menos de dois metros. O leão que havia precisava de 12kg de carne fresca diariamente e chegava a comer apenas 4. Agora desativada, a área onde viviam outros macacos foi denunciada pela comunidade local, de Alto do Reservatório, como ponto de drogas, por ser isolado das vistas dos passantes e protegido pelas jaulas, mas ainda assim com acesso garantido, pessoas invadem a área livremente.

Inaugurado em 1950, o zoológico nunca recebeu licença ambiental do Ibama para funcionar por não estar de acordo com as normas do órgão federal. As sucessivas mortes foi o principal motivo que levou à promotora Vera Rejane Mendonça a instaurar inquérito civil em 2010, resultando na recomendação da reforma do espaço. A determinação não foi cumprida e nenhum prazo para a construção de um novo espaço foi dado. Assim, em 2012, o MPPE junto ao Ibama determinaram a interdição do zoológico e a realocação dos mais de cem animais que viviam no local na época. Mesmo sem estar aberto ao público há cinco anos, a morosidade em decidir o destino dos bichos perdura.

Foi nesse local que Bruno morou quase metade da sua vida, abandonado por um circo em 2004. Tinha idade aproximada de 25 e passou 13 anos confinado numa jaula precária. A veterinária responsável pelo zoológico, Otair Oliveira de Almeida, nega que o urso Bruno morreu por falta de assistência. Mas admite que o estado da construção não é o melhor. “Eu não vou dizer que aquele está dentro das normas”, admite. De acordo com o atual gestor do Parque Estadual Dois Irmãos, Walter Blossey, um exame de necrópsia, que deverá sair em até 15 dias, revelará a causa exata da morte do urso.

“Quando estava em Vitória, Bruno adquiriu uma sinusite que foi se agravando, levando a desenvolver uma infecção respiratória nos últimos três meses. Chegou aqui muito debilitado. Tentamos de tudo”, lamenta. O tratamento ocorreu à base de antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos e suplementos vitamínicos. Caso houvesse melhora no quadro de saúde, Bruno seria encaminhado para um zoológico no Piauí.

De acordo a atual gestão da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes do município, que assumiu a administração do zoológico em janeiro, 59 animais ainda estavam no lugar. Desse quantitativo, só foi possível transferir 26 bichos, entre aves e jabutis, ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), na Guabiraba, Zona Norte do Recife. Apesar de atribuir o impasse à gestão anterior (já que a interdição ocorreu em 2012), a secretaria afirmou que “continua dando assistência necessária para o bem-estar dos animais até conseguir a transferência dos demais” e que os cuidados consistem em “higiene e alimentação de acordo com as necessidades de cada espécie”. A equipe técnica, segundo a secretaria, é composta por uma veterinária, uma bióloga e seis tratadores. Todos capacitados, garante.

Folha de Pernambuco

Fotos: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Este slideshow necessita de JavaScript.

4 Replies to “Animais sofrem em zoo desativado em Vitória de Santo Antão

  1. Sou moradora do Alto do Reservatório e tudo q esta dizendo nessa reportagem é tudo verdade esta tudo precário mesmo.

  2. Uma pena ,um local que marcou a minha infância,o único zoológico que tive contato até hoje… Infelizmente nossos representantes não zelaram por este patrimônio que era a diversão de muitos em nossa cidade, hoje quem sofre são estes animais! Uma vergonha!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *