Obra de mestre vitoriense vence na categoria cerâmica da Fenearte 2017

A 13ª edição do Salão Popular Ana Holanda, realizado na Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), divulgou, na última terça-feira (20), o resultado das peças ganhadoras. O primeiro lugar ficou para a peça de cerâmica ‘Apaixonados por Forró’, do mestre vitoriense Fernandes Rodrigues.

Além da obra do artesão, também foram escolhidas como primeiras colocadas nas categorias madeira e outros, respectivamente,  ‘O vendedor de Cordel’, de Ademir Elias do Nascimento, e ‘Altar dos Milagres’, de Milton Pereira de Araújo. Os três ganhadores receberão R$ 6 mil no dia 06 de julho, data de abertura da Fenearte 2017.

Em entrevista ao Blog Nossa Vitória, Fernandes Rodrigues enfatizou a inspiração para a criação da obra. “É uma homenagem ao nosso forró”, destacou. As peças foram julgadas de acordo com os critérios de referência à cultura popular, originalidade e criatividade. “A importância do prêmio é enorme. Um reconhecimento pelo seu trabalho. Já ganhei em 2013, no voto popular, e agora no voto dos críticos”, contou.

Considerada a maior feira de artesanato da América Latina, a 18ª edição da Fenearte será realizada de 06 a 16 de julho de 2017, no Centro de Convenções de Pernambuco. A feira tem como objetivo valorizar e difundir os saberes tradicionais, estimular o potencial de crescimento dos artesãos e artesãs, funcionando como importante elemento estruturador da Cadeia Produtiva do artesanato local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *