Joaquim Lira critica paródia da música Asa Branca feita por funkeiro

Em pronunciamento no Grande Expediente desta terça (13), o deputado Joaquim Lira (PSD) declarou repúdio à paródia feita pelo funkeiro MC Yuri à música Asa Branca, composta em 1947 por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. O artista, natural de São José do Rio Preto (SP), fez uma versão pornográfica da canção original que, em ritmo de baião, apresenta a experiência de um sertanejo enfrentando o ciclo da seca.

Para o parlamentar, o objetivo do funkeiro foi alcançar reconhecimento e fama instantâneos. “A música Asa Branca, lançada há sete décadas, traduz o sentimento do homem sertanejo. Não será agora, com essa paródia, que a obra-prima do cancioneiro nordestino será desfigurada pelo oportunismo”, criticou.

Lira ressaltou, no entanto, que rejeita apenas a versão da paródia e o autor, mas não o estilo musical do funk. “Não se trata de uma condenação aos MCs e, muito menos, a essa forma musical, utilizada muitas vezes para protestar sobre um tema”, explicou.

Em apartes, os deputados Romário Dias (PSD), Tony Gel (PMDB), Rodrigo Novaes (PSD) e Zé Maurício (PP) reforçaram o posicionamento. “É muito triste ouvir um sujeito fazer deboche desse hino”, lamentou Dias, sugerindo que a Casa mova um processo contra o MC, bem como contra uma vereadora do município de Farroupilha (RS) que teria feito afirmações racistas contra o povo nordestino.

“Quem deturpa uma música como Asa Branca comete um crime de lesa-pátria contra o Nordeste”, afirmou Tony Gel, que voltou a defender a valorização de artistas regionais nas festas de São João. “A gente precisa exaltar nossa cultura e nossos artistas. O Governo do Estado prioriza a produção local, mas é preciso que os municípios e, sobretudo, a população, também valorizem o que é nosso”, acrescentou Novaes. “Esse MC precisa aprender que músico tem que ter responsabilidade”, concluiu Zé Maurício.

Informações da Alepe

Foto: Jarbas Araújo/Alepe

One Reply to “Joaquim Lira critica paródia da música Asa Branca feita por funkeiro”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *