Inscrições para bolsas do ProUni seguem até sexta-feira

Teve início nesta terça-feira, 6, as inscrições para a segunda edição de 2017 do Programa Universidade para Todos (ProUni), que vai oferecer um total de 147.492 bolsas em 1.076 instituições privadas de educação superior. O prazo estará aberto até esta sexta-feira, 9. Do total de bolsas oferecidas, 67.603 são integrais e 79.889, parciais.

Podem concorrer às bolsas do ProUni estudantes brasileiros que tenham feito o Enem 2016, obtido mínimo de 450 pontos na média de notas do exame e não tenham zerado a redação. Os candidatos que pleitearem bolsas integrais devem ter renda familiar bruta mensal per capita de, no máximo, um salário mínimo e meio. No caso da bolsa parcial, a renda familiar não pode ser maior que três salários mínimos.

É necessário, ainda, que o participante tenha concluído o ensino médio na rede pública ou na rede particular com bolsa integral. Não será aceita inscrição de que já possua diploma de curso superior. Há vagas destinadas a pessoas com deficiência e a professores da rede pública de educação básica. No caso dos professores, a concorrência é restrita aos cursos de licenciatura, e não há necessidade de cumprir o requisito da renda.

Bolsas – A oferta total de vagas nesta edição do ProUni representa um aumento de 17% em relação ao mesmo período do ano passado. O estado de São Paulo lidera no número de bolsas ofertadas (35.047), seguido de Minas Gerais (16.610) e Paraná (11.590). A maior quantidade de bolsas oferecidas está concentrada nos cursos de engenharia (16.314), administração (14.273), pedagogia (10.191) e direito (8.606). Para medicina, há 658 vagas disponíveis.

De acordo com o diretor de Políticas e Programas de Educação Superior do Ministério da Educação, Vicente de Paula Júnior, o aumento na oferta de bolsas representa um maior interesse por parte das instituições no programa. “Estamos encerrando um ciclo de inscrições de estudantes que pretendem ingressar na educação superior. Para os que, por ventura, não conseguiram em outros processos, o ProUni é uma excelente oportunidade”, afirma.

Cronograma – O resultado da primeira chamada será divulgado no próximo dia 12 e os aprovados têm até o dia 19 de junho para levar a documentação requerida na instituição em que foi selecionado para comprovar as informações prestadas no ato da inscrição. O resultado da segunda chamada está previsto para o dia 26 de junho, com prazo de 26 a 30 de junho para os estudantes comprovarem as informações.

Aqueles que não forem selecionados na primeira e segunda chamadas poderão participar da lista de espera, entre os dias 7 e 10 de julho. Os selecionados nesta etapa deverão levar a documentação nas instituições nos dias 17 e 18 de junho. Todos os cursos terão início no segundo semestre deste ano.

As inscrições para o processo seletivo do segundo semestre do ProUni devem ser feitas na página eletrônica do programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *