Inaugurado Abatedouro Regional de Vitória de Santo Antão

Cerca de 1,2 milhões de pessoas de nove municípios serão beneficiadas com a inauguração do Abatedouro Regional de Vitória de Santo Antão. A solenidade aconteceu nesta quarta-feira (21). O espaço tem capacidade para o abate de 40 animais por hora, entre bovinos, bubalinos, caprinos, suínos e ovinos. Além de oferecer uma maior segurança alimentar sob o abate e comercialização dos produtos de origem animal, o equipamento vai gerar cerca de 80 empregos diretos e mais de 200 indiretos na região.

Ao todo, nove municípios serão beneficiados. São eles: Vitória de Santo Antão, Moreno, Pombos, São Lourenço da Mata, Chã da Alegria, Gloria de Goitá, Camaragibe, Recife e Jaboatão.

O abatedouro tem 3,5 hectares de área construída, tendo como anexos uma área administrativa, dormitório para marchantes, refeitório, banheiros, vestiário, 13 currais para bovinos, quatro currais para suínos, quatro currais para caprinos e ovinos, dois poços artesianos, cisterna de 500 mil litros e quatro caixas de água com capacidade para armazenar 80 mil litros. Está equipado para realizar abate humanitário de todas as espécies e ainda conta com caldeira, duas câmaras frias e sistema completo de resíduos com três lagoas de decantação. Cerca de R$ 3,8 milhões foram investidos pela iniciativa privada para a construção do matadouro.

“A gente tem que apoiar empreendimentos como esse, que geram emprego e renda para a população pernambucana. Esse matadouro será uma referência aqui, na região, sendo exemplo de abate humanitário e incentivando equipamentos como este em todo o Estado”, pontuou o governador Paulo Câmara, que participou da inauguração.

O município há seis anos está sem local para abatimento de animais. Os dois matadouros públicos que a cidade possuía foram interditados pela gência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) e Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH). Além de estarem localizados em perímetro urbano, os locais não obedeciam às normas de higiene. “Vamos poder, agora, contar com um abatedouro licenciado, cumprindo todas as normas necessárias para oferecer mais segurança nos produtos vendidos”, afirmou o prefeito Aglailson Júnior.

Acompanharam o governador durante a agenda no município os secretários estaduais Nilton Mota (Agricultura), o presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), Paulo Lóssio; e a presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Erivânia Camelo. Estiveram presentes também o deputado federal André de Paula; os deputados estaduais Henrique Queiroz, Joaquim Lira, Ricardo Costa e Claudiano Martins, além de vereadores do município.

Este slideshow necessita de JavaScript.

2 Replies to “Inaugurado Abatedouro Regional de Vitória de Santo Antão

  1. Uma área muito boa,fui vizitar minha família emuito pernambucano e me convidaram para ver o Matadouro.

    Os funcionários foram super gentios comigo principalmente o João cardoso(eletricista) e o mala que me mostraram toda a área construida.

    Parabéns a todos.

    Ass: tais bravo da silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *