Festas juninas em PE recebem reforço de mais de 24 mil postos de trabalho de agentes de segurança

A segurança nos polos de festas juninas em Pernambuco conta com o reforço de 24.683 postos de trabalho de policiais, bombeiros e agentes administrativos. O número corresponde ao período entre os dias 1º e 30 de junho, durante as festas de Santo Antônio, São João e São Pedro. O esquema de segurança para o período junino foi apresentado nesta quarta-feira (14), em coletiva de imprensa na sede da Secretaria de Defesa Social (SDS), na região central do Recife.

Ao todo, são lançados 17.994 policiais militares, 3.914 policiais civis, 2.653 bombeiros, 62 agentes da polícia científica, dez profissionais do Grupamento Tático Aéreo (GTA) e 50 servidores na corregedoria da SDS. Os lançamentos dizem respeito à quantidade de expedientes trabalhados por policiais e não à quantidade de agentes empregados durante o período, já que, para cada polo, o número varia de acordo com o dia e com o porte dos eventos realizados.

Em Caruaru, no Agreste, principal foco das festas juninas, o reforço será de 11.995 lançamentos, entre 3 e 29 de junho. No Recife e na Região Metropolitana, durante o mês, são realizados 1.728 lançamentos durante o mês, que atuam, especialmente, no Sítio da Trindade, na Zona Norte da capital, um dos principais polos juninos da região.
Carpina, na Zona da Mata Norte, recebe o lançamento de 623 agentes da Polícia Militar, enquanto em Limoeiro, no Agreste, são lançados 300 policiais. Petrolina e Arcoverde, ambas no Sertão, contam com o reforço de 1.290 e 1.260 lançamentos, respectivamente.

Sobre a portaria que limita o horário para a atuação da Polícia Militar durante as festas de São João, publicada em abril deste ano, o secretário executivo de Defesa Social, João Luiz Araújo, explicou que o procedimento é discutido com cada prefeitura, de acordo com o evento e o perfil do público e dos artistas de cada espetáculo.

“O planejamento é feito levando em consideração o porte do evento, a cidade em que ele é realizado e o perfil do artista, mas também pensando no sossego da população que decide não brincar o São João. Há policiais hipotecados de diversos municípios do estado, agrupados de acordo com cada evento”, disse João.

Alvará de segurança

Das 34 cidades com festas juninas que precisam de alvará, oito apresentaram projeto de prevenção a incêndio e pânico, necessário para a realização dos eventos, segundo o Corpo de Bombeiros de Pernambuco. O comandante-geral Manoel Cunha ressaltou que a corporação está disponível para os municípios regularizarem a situação. “Sem esse projeto, o evento não acontece. São municípios com eventos com público de mais de 20 mil pessoas, sem apresentar elementos como saída de emergência e sinalização adequada para casos de pânico. Precisamos de um tempo hábil para realizar as vistorias e liberar, ou não, a realização”, disse o coronel.

G1 Pernambuco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *