Solenidade do Instituto Histórico celebra os 174 anos da elevação de Vitória à cidade

O Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão homenageia, nesta sexta-feira (05), a passagem dos 174 anos de elevação de Vitória de Santo Antão à categoria de cidade. A data é celebrada neste sábado, 06 de maio, no entanto, a instituição decidiu antecipar as comemorações, realizando uma solenidade especial, a partir das 19h30, no Silogeu, situado na Praça Diogo de Braga, bairro da Matriz.

O jornalista e apresentador Rembrandt Júnior, da Rede Globo Nordeste, ministrará uma palestra. Em seguida, será prestada uma homenagem à professora Adeilda Dias e aos doutores José Mota Menezes e Lamartine Holanda. Na ocasião também será entregue o estandarte do “Clube Vassouras, o Camelo” para integrar o acervo do museu.

A grade de programação contará ainda com a abertura, na sede do IHGVSA, da ‘Exposição Bibiano Silva, o grande escultor antonense’, em homenagem ao fundador da Escola de Belas Artes da UFPE.

SOBRE A ELEVAÇÃO – Vitória foi elevada à cidade em 06 de maio de 1843, pela Lei Provincial Nº 113, assinada pelo Conde da Boa Vista. A vila, que era denominada Santo Antão da Mata, passou a ser Vitória, em homenagem à batalha ganha pelos pernambucanos sobre os holandeses no Monte das Tabocas. Este nome, porém, não permaneceu devido à existência de um Decreto-lei que proibia a existência de duplicatas na toponímia nacional. Após muita discussão, foi definitivamente aceito e reconhecido o nome da Vitória de Santo Antão, em 31 de dezembro de 1943, pelo Decreto-lei Estadual nº 952, para município, comarca, termo e distrito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *