Sem eventos cívicos e culturais, aniversário de Vitória de Santo Antão volta a passar em branco

Vitória de Santo Antão entende bem quando se trata sobre falta de reconhecimento da sua importância histórica e tradição. Neste 06 de maio, o município celebra 174 anos que foi elevado de à categoria de cidade, no entanto, a data passou em branco, mais um vez, pela gestão municipal.

O tradicional hasteamento das bandeiras, realizado na Praça 03 de Agosto, em frente ao monumento do Anjo da Vitória, sequer foi realizado. Os mastros das praças, além os dos prédios da Prefeitura e Câmara Municipal, não tiveram utilização neste sábado. Sem o incentivo de propagar a história da cidade nas escolas, o alunado lembrou-se do aniversário do município por meio das redes sociais.

Nem um, nem outro. Sem atos cívicos e culturais, o Município mostra que pouco se importa para marcos históricos. Se observarmos cidades vizinhas, Jaboatão dos Guararapes, por exemplo, além de solenidades, corte do bolo e apresentações culturais, a data magna foi aproveitada para o anúncio de um pacote de obras.

Reconhecemos que em Vitória até tentaram acertar. Só não conseguiram. O prefeito Aglailson Júnior (PSB) chegou a decretar feriado. Contudo, faltando poucos dias, voltou a atrás, por não agradar os comerciantes, e editou o decreto deixando ponto facultativo. Por ter sido em um sábado, de nada valeu e o 06 de maio passou em branco. Inclusive, com o abandono do monumento construído durante o centenário, em 1943, na Praça Duque de Caxias.

Neste cenário obscuro, só o Instituto Histórico e Geográfico, como sempre, para salvar a memória de nosso povo. A instituição foi a única a realizar solenidade para comemorar a data histórica. O evento, contudo, foi antecipado e realizado um dia antes do aniversário.

Por Danilo Coelho, do Blog Nossa Vitória

One Reply to “Sem eventos cívicos e culturais, aniversário de Vitória de Santo Antão volta a passar em branco”

  1. Como? Se o Instituto Histórico antecipou as comemorações para o dia 05-05?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *