Jovens da Funase trabalham na produção de filmes-carta

Socioeducandos de seis unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) participam de oficinas de filme-carta e sessões cineclubistas. Intitulado Cartas ao Mundão, o projeto social propõe uma vivência prática com cinema, através de exercícios, reflexões e debates que aproximem os adolescentes de uma produção colaborativa. A oficina de filme-carta do projeto acontece atualmente no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Santa Luzia e será finalizada nesta sexta-feira (26), com a produção do filme-carta, que tem como proposta transmitir uma mensagem pedagógico-social.

Durante as oficinas os adolescentes aprendem sobre iluminação, a como manusear os equipamentos para captação de imagens e todos os aspectos relacionados à linguagem cinematográfica. Nas sessões cineclubistas, eles são estimulados a discutir os temas apresentados e estudar a parte técnica da produção. Cerca de 60 internos serão contemplados com a ação, que segue até o mês de julho, quando será realizada uma mostra coletiva, aberta ao público.

Essa mostra reunirá todos os filmes-carta e exercícios produzidos pelos estudantes nas oficinas, que depois seguem para exibições em todo o País. Na experiência vivenciada em 2014, o filme-carta produzido pelas adolescentes do Case Santa Luzia foi exibido na Mostra de Cinema de Direitos Humanos do Hemisfério Sul, no Festival de Cinema de Ouro Preto e no Festival de Curtas de Pernambuco, onde ganhou um prêmio especial do júri. O material pode ser conferido por neste link: vimeo.com/102526050.

Além do Case Santa Luzia, participam desse projeto os jovens do Case Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho e o Centro de Internação Provisória (Cenip) Recife. Essas atividades contam com o apoio da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e são realizadas pela Zentrum Produções, em parceria com o Inventar com a Diferença: Cinema, Educação e Direitos Humanos e Gerência Geral de Políticas Educacionais de Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania, da Secretaria de Educação de Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *