Começa festa do Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima

Teve início na noite desta segunda-feira (1º), a Festa do Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima. O evento ocorre na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Água Branca, área urbana de Vitória de Santo Antão. A programação segue até o dia 13, data em que o papa Francisco canonizará, em Portugal, os irmãos pastores Francisco e Jacinta Marto. Elas serão as primeiras crianças não-mártires a serem proclamadas santas.

A festividade conta com a realização de novenas, missas, shows, festival de torta, bazar, feira comunitária e louvores. A abertura, na noite desta segunda, foi iniciada com a procissão da bandeira e celebração de missa, presidida pelo padre Rosivaldo Pontes, pároco da localidade, e pelo padre Marcos Lima.

Durante a semana, será recitado terço, às 18h30, e missa, às 19h30. No sábado (06), ocorre, às 14h, recitação do terço e missa das crianças, às 15h. À noite, será recitado terço às 18h30 e celebrada às 19h30.

No domingo (07), pela manhã, acontece a recitação do terço, às 6h, missa das comunidades rurais, às 7h, e batizados, às 9h. À tarde, às 16h, tem o terço e, às 17h, o Padre Rubens Soares preside a Santa Missa. Na segunda-feira (08), às 19h30, a missa será celebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Antonio Tourinho Neto. Na terça, além da programação noturna, haverá recitação do terço, às 14h, e missa com unção dos enfermos, às 15h. Na quarta-feira (10), o arcebispo dom Fernando Saburido preside missa às 19h30.

O dia da festa, 13 de maio, conta com recitação do terço, às 9h, missa solene, presidida pelo padre Josias Barbosa, consagração a santa, às 15h, procissão, às 16h, e missa de encerramento, presidida pelo pároco Rosivaldo Pontes e pelo padre Marcos Lima.

AS APARIÇÕES – Os irmãos portugueses Francisco e Jacinta Marto tinham nove e dez anos, quando, junto com a prima Lúcia dos Santos, tiveram visões de Nossa Senhora. A primeira delas ocorreu em 13 de maio de 1917. Eles estão sendo canonizados por um milagre ocorrido em Pernambuco, em 2007. A família de uma criança acidentada e em estado grave pediu em orações aos pastorinhos que intercedessem por sua saúde. O local e a identidade dos envolvidos são mantidos sob sigilo pelo Vaticano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *