Chuvas devem continuar no Agreste e Mata Sul nesta segunda, diz Apac

De acordo com a previsão do site da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a segunda-feira (29) deverá ser ainda de muita chuva para o Agreste e a Zona da Mata Sul de Pernambuco. As duas regiões foram afetadas pela forte precipitação que ocorreu neste final de semana no Estado.

Na Zona da Mata Sul, a tendência é de uma precipitação de moderada a forte podendo variar de 26 a 32 mm. No Agreste, a intensidade deverá ser menor, ficando num nível de chuva fraca ou moderada.

Apesar de não terem sido tão afetadas pelas chuvas, a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata Norte também deverão registrar uma tendência de precipitação de moderada a forte nesta segunda-feira.

13 cidades já decretaram estado de calamidade

De acordo com o governo do Estado, pelo 5 mil pessoas ficaram desabrigadas por conta das fortes chuvas. Pelo menos 13 municípios já decretaram estado de calamidade neste domingo (28). De acordo com o governador Paulo Câmara, todas as cidades que decretaram estado de calamidade devem receber escritórios para atendimento e ações emergenciais.

“Duzentos homens do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil foram enviados aos municípios. A Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe) está enviando dois caminhões de ajuda, com colchões, lençóis, travesseiros e lonas plásticas. Quando os kits de alimentação ficarem prontos, serão repassados aos municípios”, explicou. Estão sendo preparadas barracas da Codecipe para o recebimento de doações, principalmente alimentos, roupas e água. Paulo Câmara também afirmou que a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está “monitorando reservatórios para controle e necessidade de abertura de comportas”.

Os municípios afetados pelas chuvas são:

Amaraji

Água Preta

Barra de Guabiraba

Barreiros

Belém de Maria

Catende

Cortês

Jaqueira

Maraial

Palmares

Ribeirão

Rio Formoso

São Benedito do Sul

 

Informações do JC Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *