Animais começam a ser removidos do Zoológico Melo Verçosa, em Vitória

O Zoológico Melo Verçosa, em Vitória de Santo Antão, começou, nesta segunda-feira (22), a ter seus animais removidos. Único do interior de Pernambuco, o espaço está interditado há cinco anos, por apresentar infraestrutura precária para os animais e falta de segurança para os visitantes. O Zoo foi inaugurado em 1950 e nunca recebeu licença ambiental para funcionar.

Em 2013, a prefeitura do município, na tentativa de conseguir autorização para reabrir o espaço de lazer, realizou reforma para adequar o espaço dos animais. No entanto, o IBAMA e Ministério Público de Pernambuco não liberaram a reabertura. A solução definitiva do zoológico passa pela mudança de endereço e a criação de um Bioparque, numa área dez vezes maior do que a do atual zoológico, para onde os animais seriam transferidos. São doze hectares já desapropriados, próximos ao Sítio Histórico Monte das Tabocas.

Por não cumprir os prazos e não ter previsão para a construção do novo espaço, o Ibama determinou a remoção dos mais de cem bichos que vivem atualmente no zoológico. Jabutis e aves foram transferidos para o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas-PE).

Apesar da ordem para a transferência, o urso pardo Bruno segue em Vitória, devido à gravidade do seu quadro de saúde. O animal atualmente não está querendo se alimentar e a equipe investiga a doença.

PERIGO – O muro que protege o zoológico cedeu e segue aberto. Uma equipe da Secretaria de Obras do município vistoriou o local, no entanto, o problema não foi sanado.

4 Replies to “Animais começam a ser removidos do Zoológico Melo Verçosa, em Vitória

  1. Ótimas atitudes das autoridades competentes, o que me deixa preocupado é saber que depois dessa desocupação o espaço vai ficar provavelmente abandonado, mais um local para o consumo de drogas, exemplo a antiga delegacia que fica próximo ao AABB, espero que isso n acontece, que aquele espaço seja utilizado da melhor forma possivel, que seja revertido em um espaço para a sociedade de vitória e região, parabéns pela cobertura que continuem com esse trabalho maravilhoso, grande abraço a todos do site Nossa Vitória.

  2. Quando menina era até este mundo encantado onde passavamos os domingos. Espero que os problemas sejam sanados. E cidade não perca esta diversão.

  3. Isso é uma vergonha uma cidade desenvolvida como vitória de santo antão não ter uma diversão melhor que praças que seria um bom zoológico. A população sente muito a falta desse zoológico. Vcs deviam ser mais inteligentes deixar de ser tão ingênuos a retirar uma coisa que gera o crescimento e a diversão contribuindo melhor porque pouco a pouco a cidade de Vitoria está ficando cada dia uma vergonha e nem ao menos um zoológico tem pra que as pessoas possam passar das coisas ou seja ter um momento onde possa transparecer os problemas é por isso que cada dia a cidade esta virando uma desgraça seja moral ou social e política nem se fala…

  4. Vai sim a nova gestão vai resolver tudo inclusive a reabertura do zoológico q tanto se falou quando fechado e se caso não reabrir ali vai ser um lindo lugar para as familias visitar nos domingos com muito lazer e segurança podem esperar .

    mais aconselho q sentem pra não cansar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *