32 novas viaturas reforçam trabalho do Corpo de Bombeiros

Com objetivo de fortalecer as ações do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, o governador Paulo Câmara entregou, em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (25.05), no Palácio do Campo das Princesas,  32 novas viaturas à instituição. No total, são 20 carros de menor porte e 12 caminhonetes, que serão utilizadas nas unidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) e do Interior. A ação faz parte do Plano de Segurança de Pernambuco, lançado em abril deste ano, que prevê investimentos de cerca de R$ 300 milhões na área.

“Essa entrega faz parte do nosso plano, ao longo de 2017, de fortalecimento de toda a área operacional. Seja da Polícia Militar, dos Bombeiros Militares, ou da Polícia Civil. Estamos entregando hoje aos Bombeiros Militares 20 gols e 12 Hilux, que serão utilizados na área de fiscalização e resgate. São viaturas que irão para o interior e RMR. O inverno está começando mais forte em nosso Estado, então os veículos irão ajudar muito em qualquer eventualidade que possa ocorrer”, destacou o governador Paulo Câmara.

O chefe do Executivo estadual pontuou que a ação contribue para a estratégia de fortalecer o Pacto Pela Vida. “É buscar dotar todas as unidades da Defesa Social de equipamentos condizentes com as respostas rápidas que precisam ocorrer sempre que houver algum tipo de distúrbio ou prejuízo à população”, completou.

A nova frota irá atender as unidades da instituição localizadas nos municípios de Recife, Olinda, Vitória de Santo Antão, Carpina, Caruaru, Garanhuns, Surubim, Serra Talhada, Petrolina, Salgueiro, Arcoverde e Petrolândia. De acordo com o secretário de Defesa Social, Ângelo Gioia, a entrega das novas viaturas qualificará  o trabalho dos batalhões.

“Estamos, com esses investimentos do Governo, ampliando e qualificando a atuação do Corpo de Bombeiros em todo o Estado, do Litoral ao Sertão. Com mais fiscalização e apoio às prefeituras na padronização do funcionamento de estabelecimentos, prevenimos incêndios e acidentes. E, quando há ocorrências de emergência, temos melhor estrutura para prestar o serviço de forma ágil e eficiente”, assegurou.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, coronel Manoel Cunha, ressaltou o investimento na segurança e o fato de que todo o Estado de Pernambuco será contemplado com a utilização das viaturas.

“Com a ampliação, nós passamos para 11 polos de fiscalização no Interior do Estado. E nós estamos prestes a inaugurar também  o Corpo de Bombeiros de Surubim, que era um desejo muito grande nosso. Fora isso, nós temos outros investimentos já sendo realizados, como a construção de carros pesados que serão utilizados no combate à incêndios, além de carros de salvamento e resgate. Um investimento de R$ 6 milhões, onde os carros estão sendo fabricados e transformados em viatura de incêndio para servir à população pernambucana”, detalhou.

Os 20 veículos de menor porte (modelo Gol) auxiliarão os profissionais no trabalho de fiscalização de estabelecimentos comerciais, industriais, Operação Bar Seguro e na prevenção de incêndios. Já as 12 caminhonetes (modelo Hilux) serão utilizadas nas ações de salvamento, resgate e ocorrências de incêndios. As viaturas são locadas, o que prevê uma reposição imediata em caso de problemas mecânicos. No início do segundo semestre, os bombeiros receberão uma nova remessa de viaturas: estão em fabricação 10 veículos do tipo auto resgate e 7 Auto Bomba Tanques (ABT).

Foto: Roberto Pereira/SEI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *