Vitória de Santo Antão volta a receber Caravanas dos Esportes e das Artes

A partir desta segunda-feira (24), até quinta-feira 27 de abril, Vitória de Santo Antão recebe novamente no Estádio Municipal Severino Cândido Carneiro (Carneirão), a Caravana do Esporte e a Caravana das Artes, para quatro dias de muito esporte e arte com alunos, professores e gestores das redes públicas de ensino. Os projetos são do Instituto Mpumalanga e do Instituto Esporte & Educação, em parceria com a TV ESPN, DISNEY, UNICEF e a Prefeitura da Vitória.

Este ano o evento contará com grandes participações, a exemplo das atletas olímpicas Yane Marques, do pentatlo moderno, e do skatista Rony Gomes, com patrocínio da Mondelēz Brasil.

A ‘Arena Caravana’ terá miniestações de esporte educacional com vôlei, basquete, slackline, tênis, futebol, jogos esportivos, lutas, corrida e aulas de skate educacional com participação do skatista profissional e ativista Sandro Soares Testinha. A Arena terá ainda uma tenda do Programa Ação Saudável, idealizado pela Mondelēz Brasil, que vai oferecer ações de saúde preventiva, como medição de peso e altura de crianças e cálculo de IMC para adultos da comunidade, além de oficinas de hortas para crianças das escolas participantes. Nas Artes serão duas tendas de linguagens artísticas para atividades com crianças, a tenda do Cinema Disney Caravana e a tenda Show, que abrigará palestras e o sarau com artistas convidados.

As Caravanas chegam a Vitória de Santo Antão com uma agenda educacional extensa, que inclui formação de professores, oficinas de liderança juvenil em literatura e cidadania, um colóquio com gestores na tenda dos projetos sobre as metodologias do esporte e da arte para educar, atividades de saúde preventiva na tenda Ação Saudável da Mondelēz Brasil, além de experiências com práticas pedagógicas e materiais esportivos e artísticos diferenciados.

Time de artistas e escritores

O percussionista Giba Conceição, a cantora Luciana Oliveira (ex-vocalista do Natiruts), o coreógrafo Denny Neves, as professores de dança Rita Lagrota e Teresa Oliveira e os professores de música Ossimar Franco, Kitty Canário e Heloísa Leone serão professores da Caravana das Artes e farão atividades com os alunos e educadores das redes públicas nas tendas de música e dança.

A escritora e contadora de histórias Alexandra Pericão, estará à frente da oficina JOVENS AUTORES, da Caravana das Artes. Leitura, técnicas de escrita e temas que preocupam a adolescência estarão em pauta nessa oficina com estudantes do ensino médio, na Escola Municipal Severino Krause, ao lado do Carneirão.

O SHOW DA CARAVANA será destaque da Caravana das Artes, na noite de quarta, (26) a partir das 20h, na maior tenda dos projetos, com capacidade para 500 pessoas, dentro do Estádio Carneirão. Música e conversa com artistas e atletas convidados.

Já as grandes atrações do Cinema Disney Caravana chegam a Vitória direto do mundo da magia: Mickey e Pateta vão tirar fotos com a garotada após as sessões diurnas exclusivas para os alunos das escolas públicas, na terça, na quarta e na quinta, dias 25, 26 e 27, e participar do sarau SHOW DA CARAVANA.

À noite, o Cinema da Caravana terá duas sessões abertas à comunidade: na terça (25) e na quinta (27), a partir das 19h30, com 200 lugares por ordem de chegada.

Durante os três dias de ação, artistas e atletas convidados vão visitar e brincar com as crianças nas estações de esportes e artes. À noite, todos estarão no SHOW DA CARAVANA, na tenda de circo adaptada da Caravana das Artes. Um show acústico informal, gratuito e aberto à comunidade, com a BANDA DA CARAVANA formada pelos professores de música e dança dos projetos.

Agenda

24 de abril

18h – Abertura oficial da Caravana do Esporte e Caravana das Artes – Local – Tenda das Caravanas – Estádio Municipal Severino Cândido Carneiro (Carneião), no Bairro Lidia Queiroz, Vitória de Santo Antão – PE.

Apresentação da Orquestra Sinfônica Jovens da Vitória. Participação do campeão de skate Rony Gomes.

25 a 27 de abril

08h às 11h e das 14h às 17h – atividades esportivas e artísticas para crianças e adolescentes na Arena Caravana/Estádio do Carneirão .
Visita do campeão de skate Rony Gomes.

Das 08h às 11h e das 14h às 17h – Oficina de liderança juvenil: “Jovens Autores”. Local- Escola Municipal Severino Krause /bairro Lídia Queiroz – ao lado do Estádio

Das 08h às 11h30 e das 14h às 17h30 – Formações de Professores/Gestores/Coordenadores pedagógicos e profissionais da Cultura e do Esporte – “Esporte Educacional “ e “Viva com Arte “Local: Escola Municipal Severino Krause/bairro Lídia Queiroz – ao lado do Estádio.

26 de abril

08h30 às 11h – Colóquio UNICEF/CARAVANAS com os gestores: “Esporte e Arte nas escolas – caminhos para uma ação saudável”. Local – Tenda da Caravana das Artes. Arena Caravana – Estádio do Carneirão

08h30 às 11h – Visita da medalhista olímpica Yane Marques.
20h – SHOW DA CARAVANA – LOCAL- Arena Caravana – Estádio do Carneirão. Gratuito.

27 de abril

10h – Doação de quadra de fitas demarcatórias e dois minigols a uma escola participante.

17h30 – Diplomação de professores das formações e jovens das oficinas e encerramento. Local – Tenda da Caravana das Artes – Estádio do Carneirão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *