MPPE pede exoneração de parentes na Prefeitura e Câmara de Vitória de Santo Antão

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou a exoneração, no prazo de 120 dias, de todos os ocupantes de cargos comissionados ou funções de confiança que sejam cônjuges, companheiros, parentes consanguíneos ou afins até o terceiro grau do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, e demais agentes públicos investidos nas atribuições de chefia, direção, e assessoramento no âmbito dos poderes Executivo e Legislativo de Vitória de Santo Antão.

A recomendação foi expedida para o prefeito Aglailson Júnior (PSB) e ao presidente da Câmara de Vereadores, Novo da Banca (PSD). De acordo com a indicação da promotora de Justiça Mariana Lamenha Gomes de Barros, a cópia dos atos de exoneração e rescisão contratual deve ser enviada à Promotoria de Justiça no prazo de 30 dias úteis, a contar do final do prazo de exonerações. O não cumprimento da recomendação implicará na adoção de todas as medidas necessárias a sua implementação, inclusive com a responsabilização daquele que não lhe der efetivação.

O MPPE recomendou também aos gestores que não contratem diretamente e indiretamente, mediante dispensa ou inexigibilidade de licitação, pessoa jurídica cujos sócios sejam enquadrados na limitação. Ainda, devem se deixar de celebrar, manter ou prorrogar nomeações e contratos que estejam também enquadrados na restrição.

Os administradores do Município deverão exigir, no ato da posse dos nomeados para cargos comissionados ou funções de confiança, a declaração por escrito e sob penas da lei, que não possuem parentesco com os agentes públicos que detenham a atribuição de nomear e exonerar ocupantes dos cargos.

4 Replies to “MPPE pede exoneração de parentes na Prefeitura e Câmara de Vitória de Santo Antão

  1. Será que isso também vale para o Doutor Paulo Varejão casado com dona Ana Querálvares irmã do Prefeito?

  2. olha aí, uma boa oportunidade de enxugar a folha e diminuir a lei de responsabilidade fiscal, que é tanto o que esse prefeito chora. vamos lá prefeito

  3. Juninho está se complicando dia a dia, tem que demitir maninha, titia,cunhado e amante.

  4. Por que só agora o MPPE de Vitória de Santo Antão/PE estar com este rigor todo, pois na gestão passada, ou seja, pelo ex=prefeito Elias Lira era só o que tinha parentes e mais parentes nas funções bem remuneradas. Será que estou errada…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *