Governo de Pernambuco lança Convocatória do Ciclo Junino

Está aberta a temporada das fogueiras, do milho assado, do forró no terreiro, das quadrilhas e de todas as brincadeiras que animam nosso ciclo junino. Para garantir a manutenção das tradições culturais deste festejo nas doze regiões de Pernambuco, o Governo do Estado, por meio das secretarias de Cultura (Secult)/ Fundarpe e Turismo, Esportes e Lazer (Seturel)/ Empetur, lança a Convocatória 2017 do Ciclo Junino. A finalidade é a contratação de artistas, grupos e agremiações para apoiar os municípios que irão realizar a festa.

O edital é direcionado para os artistas do forró, bandas de pífanos, bumba meu boi, cavalo marinho, ciranda, coco, embolada, bacamarte, mamulengo, mazurca, quadrilha junina, reisado, repente, são gonçalo, viola, xaxado e trios de forró pé-de-serra. “Temos uma rica representação de manifestações artísticas do ciclo junino, então somente com os artistas pernambucanos conseguimos manter e fortalecer a tradição dessa festa em todo o estado”, diz Márcia Souto, presidente da Fundarpe, sobre o foco da Convocatória estar, mais uma vez, sobre os artistas do próprio estado.

Para garantir a melhor distribuição dos recursos, de forma que haja uma predominância das músicas de danças da tradição junina, a Convocatória distribuirá os percentuais da seguinte forma: 25% dos recursos para contratação de artistas e grupos da categoria de cultura popular; 25% para artistas da Música Popular Brasileira e 50% para a categoria de música e dança da tradição junina.
Estão limitadas em até 03 (três) as apresentações para artistas e grupos das categorias de Cultura Popular e Música e Dança da Tradição Junina e em 1 (uma) apresentação para artistas e grupos da categoria de Música Popular Brasileira.

As inscrições deverão ser realizadas no período de 09 a 19 de maio de 2017, considerando os dias úteis, das 8h às 17h, na sede da SECULT/FUNDARPE (Rua da Aurora, 463/469 – Boa Vista – Recife). Serão aceitas propostas enviadas via Correios, através de SEDEX, desde que tenham sido postadas até o último dia de inscrição.

Confira AQUI a Convocatória e seus Anexos

Foto: Jan Ribeiro/Fundarpe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *