Deputados, vereadores e sociedade civil cobram da SDS ações de segurança para Vitória

A segurança pública de Vitória de Santo Antão foi tema de encontro suprapartidário, realizado na tarde desta segunda-feira (10), na Secretaria de Defesa Social de Pernambuco. Deputados, vereadores e sociedade civil reivindicaram ao secretário Angelo Gioia ações de combate à violência no município.

De acordo com dados da SDS, entre janeiro e fevereiro, foram registrados 24 homicídios em Vitória. Os números de crimes contra o patrimônio foram de 305 e os casos de violência doméstica e familiar do sexo feminino foram 56 ocorrências. Em relação aos crimes de estupro, o município totalizou três registros.

A audiência com o secretário foi articulada pelo deputado estadual Joaquim Lira (PSD). “Os números de segurança de Vitória são alarmantes. Alto número de homicídios, alto índice de assalto, sequestro relâmpago, latrocínio, etc. Isso faz com que Vitória de Santo Antão realmente sinta a necessidade de melhorar sua segurança”, enfatizou Joaquim. Mostrando-se esperançoso o deputado, no entanto classificou o encontro na SDS como produtivo.

Vereadores da base governista e da oposição compareceram à reunião. Mano Holanda (DEM), Xanuca (PSD), André de Bau (PSD), Novo da Banca (PSD), Lourinaldo Júnior (PMDB), Edmilson de Várzea Grande (PMDB), Geraldo Filho (PR), Toninho Nascimento (PRB), Celso Bezerra (PSDB), Marcos da Prestação (PV) e Irmão Duda (PSDC) estiveram reivindicando.

O deputado federal André de Paula (PSD), o presidente da Associação Comercial e Industrial (ACIAV), Gilvan Leonel, representantes de bairros e a imprensa também compareceram ao encontro.

Entre os temas abordados, aumento do efetivo policial, retorno das polícias especializadas – como a ROCAM, reforço na segurança do comércio, melhoria dos armamentos e equipamentos para a polícia, realizações de blitz, retorno do programa Patrulha do Bairro, reabertura do posto policial no Distrito de Pirituba, aumento de equipes de investigação na Polícia Civil e descentralização das delegacias sediadas no complexo policial do município.

Após 48h da formalização dos pedidos, as reivindicações terão uma resposta oficial da SDS, informando o que pode ou não ser cumprido. Angelo Gioia destacou ações que estão sendo desenvolvidas pelo Estado, a exemplo da nova gratificação para a PM, o lançamento de 1.500 soldados nas ruas – a partir de agosto, o novo modelo do PJES e a compra de novos equipamentos.

Fotos: Thyago Leão/Blog Nossa Vitória

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *