Governo de PE anuncia que segurança no carnaval será feita por mais de 31 mil policiais

Com o lema “Vai na Folia, Vai na Paz”, o planejamento operacional da Secretaria de Defesa Social (SDS) contará, no período de 24 fevereiro a 5 de março, com um efetivo de 31.213 policiais e bombeiros militares, distribuídos na Região Metropolitana do Recife (RMR) e no Interior.

Nesta terça-feira (22), foi publicado, no Diário Oficial do Estado, o decreto 44.128, assinado pelo governador Paulo Câmara, que torna obrigatório aos servidores das polícias Militar, Civil, Científica e Corpo e Bombeiros, o cumprimento das jornadas para as quais foram escalados nesse período de 10 dias.

“Fizemos um planejamento com muito cuidado e dedicação, com uso de toda força policial especializada, duas plataformas elevadas, câmeras de videomonitoramento, unidades avançadas nos focos de folia, uso de dois helicópteros, agentes de inteligência infiltrados entre os foliões e reforço da frota de veículos”, contou o secretário de Defesa Social, Angelo Gioia.

Na coletiva, Gioia mandou um recado aos foliões a para os policiais. “Brinquem com muita alegria e imbuídos da cultura de paz. E aqueles que tentarem a desordem terão uma resposta rápida e efetiva da nossa tropa, que, a despeito dos alardes feitos por uma minoria pregadora de um suposto caos, está bastante motivada”, resumiu o secretário de Defesa Social, Angelo Gioia.

Dos 31.213 postos de trabalho escalados para o Carnaval, 23.021 são dos quadros da PM, 4.692 são da Polícia Civil, 2.892 vêm do Corpo de Bombeiros, 443 pertencem à Polícia Científica, 118 atuam pela Corregedoria e 47 estão no Grupamento tático Aéreo (GTA). Para acompanhar em tempo real a Folia de Momo, estará em funcionamento, ininterruptamente, do dia 24 de fevereiro a 1º de março, no Centro Integrado de Comando e Controle Regional – CICCR, no Bairro de São José, o Centro de Operações do Carnaval. Lá, funcionarão, de forma integrada à SDS, diversos órgãos, a exemplo das polícias Federal e Rodoviária Federal, DER, Prefeitura do Recife, Consórcio Grande Recife e Metrorec.

POLOS – Somente no Recife, foi feito um planejamento operacional para os 47 polos da Capital, sendo os principais no Marco Zero, Pátio de São Pedro, Arsenal da Marinha, Cais da Alfândega, Rua da Moeda, Praça da Independência, Campo Grande, Ibura, Cordeiro, Brasília Teimosa, Várzea, Linha do Tiro, Lagoa do Araçá, Alto José do Pinho, Jaqueira, Macaxeira, Dona Lindu e Santana. Na RMR, terão maior reforço, além de Recife e Olinda, as cidades de Araçoiaba, Camaragibe, Itamaracá Ipojuca, Moreno e Itapissuma. No Interior, considerando o porte de suas festas, os municípios com maior ostensividade são: Vitória de Santo Antão, Nazaré da Mata, Goiana, Paudalho, Bezerros, Timbaúba, Catende, Tamandaré, Pesqueira, Surubim, Arcoverde, Triunfo, Belém do São Francisco, Salgueiro, Trindade, Serra Talhada e Petrolina. “Em todas as cidades de Pernambuco, teremos policiamento, além de delegacias regionais em plena atividade, perícias criminais dando suporte às investigações e a presença do Corpo de Bombeiros, fiscalizando bares, trios elétricos e camarotes, além dos resgates, salvamentos e operações em caso de incêndios e desastres”, detalha Angelo Gioia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *