Estudantes realizam ato contra a PEC 241 nas ruas de Vitória

Proposta de Emenda Constitucional prevê um congelamento dos investimentos em Saúde e Educação por 20 anos

Cerca de 300 estudantes realizaram na manhã desta terça-feira (25) um ato nas ruas de Vitória de Santo Antão em protesto contra a reforma do Ensino Médio e a PEC 241. O movimento foi formado por alunos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

O manifesto teve início no campus do IFPE, na comunidade de Terra Preta, e seguiu até o campus do Centro Acadêmico de Vitória (CAV), situado no Alto do Reservatório. De lá, o movimento seguiu de forma pacífica pela Avenida Silva Jardim, Praça da Matriz, Praça Duque de Caxias, Avenida Mariana Amália e Praça do Livramento.  Com apitos, faixas e cartazes, os alunos gritavam palavras de ordem. O movimento chegou a bloquear a trânsito Avenida Henrique de Holanda, próximo a via de acesso a UFPE.

VEJA TAMBÉM: Professores da UFPE aderem à paralisação desta terça

Na pauta das manifestações, está o posicionamento contrário à PEC 241, que será votada pela segunda vez nesta terça-feira (25), na Câmara dos Deputados. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) prevê o congelamento das despesas do Governo Federal por até 20 anos. Há ainda a medida provisória 746, do Ensino Médio, e os cortes de bolsas da UFPE.

“Este congelamento deflagrará um mais rápido sucateamento das universidades públicas e instituições estatais, o fim da maior conquista social dos últimos 27 anos, o Sistema Único de Saúde (SUS) e a abertura desmedida das entidades públicas para a iniciativa privada”, disse em nota o movimento CAV r_existe.

Além do ato realizado nas ruas, os estudantes também ocupam, desde a tarde da segunda-feira (17), após assembleia entre a classe o prédio central do CAV/UFPE. Segundo eles, a PEC representa claramente a retirada de direitos nos principais setores fundamentais da sociedade, como a educação e a saúde. No local, eles dormem, fazem refeições, realizam oficinas e atos culturais. “A nossa intenção de ocupar é que a gente consiga mobilizar. O processo de ocupação vai permanecer. Deixamos claro que não queremos criminalizar o ato. É um protesto pacífico, liderado por estudantes”, disse a universitária Susane Silva, de 21 anos.

Fotos: Thyago Leão/Blog Nossa Vitória

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *