Após rebeliões com 11 mortos, presidente da Funase é demitido

O governo de Pernambuco anunciou, na noite desta segunda-feira (31), a demissão do presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), Moacir Carneiro Leão. Por meio de nota, a assessoria do governador Paulo Câmara informou que o advogado Roberto Franca é quem vai assumir o cargo a partir de quinta-feira (3), em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas.

A nomeação do novo presidente da Funase será publicada, nesta terça-feira (01), no Diário Oficial do Estado.

Perfil

Roberto França Filho nasceu no Recife em 20 de maio de 1951. É formado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE, 1974). Franca foi secretário de Gabinete do então senador Marcos Freire (1975-1978). De 1978 a 1980, foi secretário de gabinete na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Em 1980, passou a presidir o Centro de Cultura Professor Luís Freire, em Olinda, cargo no qual permaneceria durante dois anos. Entre 1985 e 1986 presidiu a Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Foi secretário de Justiça de Pernambuco do segundo Governo Miguel Arraes, de 1988 a 1990, quando passou a comandar a Secretaria de Segurança Pública. Em 1990, Roberto Franca foi eleito deputado federal. Em 1995, no terceiro Governo Arraes, voltou a assumir a Secretaria de Justiça, onde permaneceu até o final da gestão.

Atualmente, Franca é um dos integrantes da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara.

Informações do NE10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *