Paulo Roberto lidera pesquisas em Vitória, mas cenário é de empate

Em Vitória de Santo Antão, o Instituto Opinião aponta um cenário em que a eleição deve ser decidida voto a voto. Faltando sete dias para o pleito, o candidato do PSD, Paulo Roberto, aparece, numericamente, na frente, com três pontos e meio de diferença diante de Aglailson Júnior (PSB), obtendo 28,5% das intenções de voto contra 25% do socialista, o que configura empate técnico.  Henrique Filho, candidato do PR, desponta com apenas com 11,5%, seguido do Professor Edmo Neves (PMN), com 10%, e de Zé Catinga (PV), com 2,5%. Brancos e nulos somam 6,8% e os indecisos representam 15,9%.

Na espontânea, em que o entrevistado tem que lembrar o nome do candidato de preferência sem ter acesso aos nomes no disco da pesquisa, a diferença de Paulo Roberto para Aglailson Júnior se repete: 24,3% ante 21,5%, respectivamente. Henrique Filho foi citado por 6,5% dos entrevistados e o Professor Edmo por 5,5%. Zé Catinga foi lembrado por 1,8% das pessoas consultadas. Brancos e nulos são 4,8% e o número de indecisos aumenta para 35,3%.

No quesito rejeição, Aglailson lidera. Entre os entrevistados, 27,3% disseram que não votariam nele de jeito nenhum, seguido de Paulo Roberto, com 21,8%. Zé Catinga aparece na sequência, com 14,5%, Henrique Filho tem rejeição baixa, de apenas  3,3% e o Professor Edmo 3%. Dos entrevistados, 7% disseram rejeitar todos e 23,1% declararam não rejeitar nenhum dos postulantes à Prefeitura.

O Instituto Opinião aplicou 400 questionários entre os dias 16 e 17 de setembro nas localidades de Água Branca, Alto José Leal, Arandu de Baixo, Bela Vista I e II, Bento Velho, Caiçara I, II e III, Cajá, Cajueiro, Campinas, Centro, Cidade de Deus, Cipoal, Conceição (Iraque II), Cuscuz, Distrito Pirituba, Engenho Mocotó, Engenho Pitú, Engenho Serra, Galiléia e Irã.

E mais: Iraque, Jardim Ipiranga, Jardim São Pedro, Ladeira de Pedra, Lagoa Redonda, Lídia Queiroz, Livramento, Malvinas (Redenção), Mangueira, Maranhão, Mário Bezerra, Matadouro, Matriz, Mauês, Militina, Natuba, Nossa Senhora do Amparo, Oiteiro, Pinga Fogo, Pitada, Redenção, Santana, Santo Ivo, São Severino, Serra Grande, Sítio do Meio, Sítio Onça, Tancredo Neves, Veneza e Vista Alegre. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo 04588/2016.

A pesquisa tem intervalo de confiança estimado de 95 % e margem de erro máxima estimada de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares.

Estratificando o levantamento, o empresário Paulo Roberto tem melhor desempenho entre os eleitores na faixa etária acima de 60 anos (35,3%), entre os eleitores com grau de instrução superior (33,3%) e entre os eleitores com renda familiar acima de dois salários mínimos (37%). Por sexo, 28,7% dos seus eleitores são homens e 27,9% são mulheres.

Aglailson Júnior, por sua vez, se sai melhor entre os eleitores mais jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos (29,6%), entre os eleitores com grau de instrução do 6º ao 9º ano (31,1%) e entre os eleitores com renda familiar entre um e dois salários (29,8%). Por sexo, o candidato tem o voto de 32,6% dos homens e 18,7% das mulheres.

Avaliação da gestão

O levantamento também abordou a avaliação das gestões do prefeito, do governador e do presidente da República. A população se divide em relação ao Governo do prefeito Elias Lira (PSD). Para 44% dos entrevistados, sua gestão é desaprovada e para 41,8% aprovada, enquanto 14,2% não responderam ou não souberam opinar. Já o Governo de Paulo Câmara tem a aprovação de 43,8% e reprovação de 29%. O presidente Michel Temer tem 55% de reprovação e aprovação de 15,8%.

 Informações do Blog do Magno

One Reply to “Paulo Roberto lidera pesquisas em Vitória, mas cenário é de empate”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *