Melhores escolas de PE estão no interior, aponta Idepe

As melhores escolas de Pernambuco estão no interior do Estado, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe) de 2015. A Secretaria de Educação e o Governador Paulo Câmara se reúnem no Palácio do Campo das Princesas, área Central do Recife, nesta terça-feira (27), para premiar as instituições de ensino públicas que se destacaram nos anos iniciais e finais do Fundamental e Médio. A premiação é dada a seis municípios, dez escolas e três gerências regionais.

A média geral da nota das 761 escolas do Estado foi de 3,90, referente a 2015. No ano anterior, a média era de 3,75. Em 2008, primeiro ano de amostragem, a média era de 2,60. O 1º lugar nos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede Municipal ficou com o município de Jucati, no Agreste, com nota 7,22. Nos anos finais da rede Municipal, Barra de Guabiraba, também no Agreste, conquistou a liderança, com média de 5,19. Nos anos finais do Fundamental do Estado, o 1º lugar ficou com a escola de Aplicação do Recife, nota 7,96. Na rede estadual, a melhor nota do Ensino Médio foi da Erem Abílio de Souza Barbosa, em Orobó, com 7,98.

“Não há grandes surpresas, é a confirmação de que o plano deu certo. Mas ficamos espantados com as notas acima de 7”, destacou o secretário executivo de Planejamento e Coordenação da Secretaria Estadual de Educação, Severino Andrade Júnior. O Idepe é calculado seguindo os mesmos critérios do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), cujo resultado colocou Pernambuco junto com São Paulo como a melhor nota do Ensino Médio do País. Ou seja, é avaliado o fluxo escolar e proficiência em português e matemática dos estudantes.

Com informações da Folha PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *