Estudantes vão às ruas em protesto pelo transporte

Às vésperas do pleito eleitoral, estudantes de Vitória de Santo Antão, saem às ruas neste sábado (02), em protesto contra a falta de estrutura do transporte universitário.  O ato deve ter início às 9h da manhã, em frente ao Banco do Brasil, na Avenida Mariana Amália, na área central do município. O manifesto, segundo os organizadores, será pacífico e acontecerá nos moldes dos dois anteriores. Eles levarão cartazes e faixas e seguirão em passeata pelas vias principais da cidade cobrando soluções para o problema.

Os universitários reclamam da situação atual da frota que faz o trajeto Vitória/Recife diariamente. Segundo a classe estudantil, os ônibus apresentam problemas constantes, chegando a quebrar durante as viagens por falta de manutenção. Os usuários reclamam ainda que alguns veículos não oferecem boas condições ergonômicas, pois alguns assentos estão quebrados.

Um vídeo no Facebook divulgado durante a semana mostra um ônibus da Prefeitura da Vitória sendo empurrado pelos passageiros em um trecho da BR-232, próximo ao Jardim Botânico do Recife, na altura do bairro do Curado. Segundo a descrição, todos são estudantes universitários. “O ônibus quebrou um pouquinho depois da lombada e o motorista pediu pra descerem e ajudarem a empurrar só pra ele conseguir ligar o motor”, descreveu uma das pessoas que estava no coletivo.

Entre as pautas sugeridas pelos movimentos que lutam pela melhoria no transporte universitário do município estão: a realização de um fórum para que os estudantes possam discutir o modelo de transporte junto aos gestores, a regulamentação do serviço pelo legislativo, a criação de um fundo municipal, além de um programa de manutenção permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *