Vitória encerra semestre com 39 assassinatos

O número de homicídios ocorridos nos primeiros seis meses deste ano em Vitória de Santo Antão foi superior ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS/PE).  Ao todo, 39 pessoas foram assassinadas no município até o final do mês de junho, conforme as estatísticas do órgão. Já nos primeiros meses de 2015, apenas 30 mortes violentas ocorreram na cidade, que fica situada na Zona da Mata do Estado.

Os meses mais violentos do ano passado foram janeiro, março e maio. Todos com 6 homicídios. Fevereiro e abril contabilizaram 5 mortes cada, enquanto junho teve apenas 2 crimes letais.  Em um deles, uma mulher foi morta pelo marido na área urbana do município. Maria Vilma da Silva, de 25 anos, foi atacada com golpes de faca pelo companheiro na residência onde moravam, no Loteamento Colinas do Canadá. O executor acabou preso ainda no local do ato.

Já no primeiro semestre deste ano, fevereiro é um dos meses com mais crimes fatais, com o total de 9 pessoas assassinadas, ao lado de março, com o mesmo número. Abril, maio e junho tiveram 6 homicídios cada. No mês de janeiro, apenas 3 assassinatos foram registrados pela Polícia Civil.

Entre os últimos crimes praticados, destaca-se as ocorrências registradas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) no último dia 11, em que foram constatados três homicídios. O primeiro crime aconteceu na saída de um bar na Bela Vista, tendo como vítima José Emerson Carvalho Bezerra, de 28 anos, morto com nove tiros. Horas depois, em outro bar, um duplo homicídio vitimou Micleide José Moura, de 32 anos, funcionária do local, e João Avelino, de 69 anos, cliente do estabelecimento. Os casos estão sendo investigados.

Anos anteriores – Segundo balanço apresentado pelo Mapa da Violência 2015 (UNESCO), Vitória de Santo Antão aparece no ranking das cidades brasileiras com mais mortes por arma de fogo no período de 2010 a 2012. O município, entre os 250 mais violentos,  está na posição 139, tendo registrado 149 execuções.

Por Marcio Souza, do Blog Nossa Vitória

Foto: Arquivo/Marcio Souza/Blog Nossa Vitória. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *