SDS divulga esquema de segurança para a Operação São João

A Secretaria de Defesa Social – SDS divulgou na manhã de hoje (14/06), o esquema de segurança para o São João 2016. Serão lançados 24.234 servidores das Polícias Militar, Civil, e Científica além de militares do Corpo de Bombeiros, que irão trabalhar de forma integrada durante o período de 04 a 29 de junho. Para auxiliar o trabalho das polícias, 100 câmeras de videomonitoramento do Centro Integrado de Operações de Defesa Social – CIODS, instaladas em alguns polos de animação, um Centro Integrado de Comando e Controle Móvel – CICCM e uma Plataforma de Observação Elevada – POE darão apoio às operações durante os festejos juninos.

“Apesar da redução dos polos e dos números de dias de festa, este ano serão empregados, em média, 932 profissionais de segurança por dia de evento, 100 a mais do que em 2015”, afirmou o Secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, referindo-se ao esquema de segurança montado em 2016. Pela primeira vez no São João de Caruaru, o CICCM, foi instalado no Pátio do Forró e vai monitorar as 14 câmeras da Plataforma de Observação, como também outros 14 equipamentos do Departamento de Estradas e Rodagens – DER. “Teremos acesso às imagens da BR 232, facilitando o monitoramento desde a saída do Recife com destino a Capital do Forró. Mais 40 câmeras espalhadas pela cidade reforçam a segurança”, ressaltou Carvalho.

Atuando preventiva e ostensivamente, nos principais polos juninos, a Polícia Militar vai lançar 19.664 militares no período de 04 a 29 de junho. Cidades como Recife, Caruaru, Limoeiro, Arcoverde e Petrolina, dentre outras, terão reforço no policiamento. “Através de um grupo de trabalho instituído pela SDS, realizamos várias reuniões com as prefeituras e as promotoras de eventos a fim de identificar o fluxo de pessoas e também o grau de risco de cada evento, para que pudéssemos empregar o efetivo de forma precisa”, destacou o comandante geral da PMPE, coronel Carlos D’Albuquerque.

O Chefe da Polícia Civil, Antônio Barros, reforçou a importância da delegacia pela internet. “Com a delegacia pela internet, cada residência é uma delegacia de Polícia. Quando o cidadão vai fazer a descrição da sua ocorrência, ele já tem toda estrutura para registrar ocorrências relacionadas à: furto, roubo, danos ao patrimônio, extravio de objetos e acidentes de trânsito sem vítima como colisões ou abalroamento entre veículos automotores”, acrescentou o delegado. Da PCPE entre delegados, agentes e escrivães serão 2.696 servidores empregados nos principais dias de festa. Uma delegacia de plantão será montada no Sítio da Trindade no Recife. Em Caruaru, além da 14ª Delegacia Seccional, uma delegacia móvel estará à disposição do cidadão no Pátio do Forró.

Preocupados com a segurança dos cidadãos o Corpo de Bombeiros lançará 1.853 militares, contará com três viaturas de auto resgate empregadas em pontos estratégicos da BR 101, Norte e Sul, como também na BR 232. Vistorias em camarotes, estabelecimentos comerciais em pontos de venda de fogos de artifícios estão sendo realizadas antes e durante os festejos para garantir a segurança da população. “Trabalhar com maior objetividade, isso vale para o Corpo de Bombeiros, como paras as Polícias Civil, Militar e Polícia Científica, é esse o foco deste trabalho integrado no São João”, acrescentou o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Cunha, sobre a importância da integração entre os órgãos operativos da SDS.

Participando também da Operação São João 2016, a Polícia Científica antedará as demandas dos focos festivos nas respectivas sedes. “Haverá um reforço nos plantões para agilizar o atendimento ao cidadão. Também estaremos atuando integrados com o Juizado do Forró, realizando atividades como perícias em drogas e traumatológicas, identificação criminal e emissão de antecedentes criminais”, disse a gerente geral da Polícia Científica, Sandra Santos. Pela Científica, 21 servidores serão empregados nos dias 23, 24 e 28 de junho em Caruaru.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *