Cineclube Avalovara exibe “Bárbara” e “Olmo e a Gaivota”‏

O Cineclube Avalovara dá prosseguimento a temporada 2016, marcada por muita luta e resistência sob várias frentes no país. Após duas sessões já muito marcantes na trajetória — em maio com “Em trânsito” (Marcelo Pedroso, 2013) e o clássico “Terra em Transe” (Glauber Rocha, 1967), e em junho, na I Formação Feminista Popular CAV/UFPE, que marcou o batismo de mais um importante coletivo de luta popular para Vitória de Santo Antão: o Coletivo Celeste —, é anunciada para o próximo dia 3 de Julho a terceira sessão do ano exibindo o curta pernambucano “Bárbara” (2014), de Liana Cirne Lins, e o documentário “Olmo e a Gaivota” (2015), de Petra Costa e Lea Glob.

“Acreditamos que se fazem necessárias muita reflexão e muito debate entre todos nós acerca de nossa estrutura social paternalista e patriarcal, onde o machismo está enraizado em todas as nossas instituições e torna as mulheres vítimas constantes das mais variadas formas. Portanto, daremos continuidade à temática da sessão de junho, exibindo e debatendo dois filmes que dialogam com feminismo, com desconstruções de estereótipos impostos ao feminino, com autonomia da mulher sobre seu corpo e suas vontades, cada um dentro de uma estética”, destacou a organização.

“Bárbara”, primeiro filme de Liana Cirne Lins, que estreou em 2014 no 16º FestCine – Festival de Curtas de Pernambuco, é um feminista que satiriza os padrões de beleza impostos pela mídia e objetificação de desejo dos homens. “Olmo e a Gaivota”, por sua vez, é um longa premiado assinado pela brasileira Petra Costa e pela dinamarquesa Lea Glob. Petra — diretora do belíssimo e perturbador “Elena” (2012), que trata da depressão — e convida à outra discussão, tão humana e universal quanto a primeira: a gravidez desconstruída e não romantizada. “Olmo e a Gaivota” mescla realidade e ficção e se apresenta, ao mesmo tempo, encantador e inquietante.

SERVIÇO
Cineclube Avalovara exibe “Bárbara” e “Olmo e a Gaivota”
Classificação indicativa: 16 anos
Data e hora: 03/07/16, às 17h
Local: Teatro Silogeu do IHGVSA
Entrada Franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *