Ampliação do sistema de abastecimento de Vitória deverá ficar pronta em outubro

Falta pouco para os moradores de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, passarem a ter mais água nas torneiras. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está finalizando em outubro próximo,  as obras de ampliação do  Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Vitória,  que consiste na  entrega  de uma adutora, que vai captar água num dos principais  reservatórios da Região Metropolitana do Recife (RMR), a Barragem de Tapacurá, localizada em São Lourenço da Mata. Batizada como  Adutora de Tapacurá,  o empreendimento  irá incrementar em 100% a oferta de água na cidade, que enfrenta um rigoroso calendário de abastecimento, de um dia  com água  contra  15 dias sem. Todas as intervenções físicas para a implantação da adutora já  foram  concluídas. Agora, o novo SAA está na fase de energização para começar a funcionar e irá  beneficiar uma população   de 160 mil habitantes.

Atualmente, Vitória de Santo Antão recebe água de duas adutoras que bombeiam 200 litros de água por segundo para o município. Com a Adutora de Tapacurá, essa vazão vai dobrar, passando para 400 litros/segundo,  o que irá permitir   que a água chegue com mais frequência e pressão, alcançando também o Distrito Industrial e Bonança, em Moreno. “Essa é uma obra que vai melhorar substancialmente  a distribuição de  água  em Vitória, cujos moradores terão um ganho incalculável na qualidade de vida a partir desse investimento em infraestrutura”, avaliou o diretor Regional do Interior, Marconi  de Azevedo.

A partir dessa obra, a Compesa já está fazendo projetos para que o município tenha água todos os dias. A companhia vai ampliar a capacidade da Estação de Tratamento de Água Vitória e adaptar e ampliar/modernizar a rede de distribuição. “ Os projetos que vão nortear essas obras estão previstos para serem concluídos  também  em outubro, mas as ações  ainda não têm data definida para começar”, informou Marconi de Azevedo.

O sistema da Adutora de Tapacurá conta com uma Estação de Bombeamento Flutuante, com cinco conjuntos de bombas que irão captar a água do leito do reservatório da barragem e enviá-la para a Estação Elevatória de Água Bruta. Neste ponto, outras cinco bombas “jogarão” essa água para Bonança, Distrito Industrial e ETA Vitória, de onde será distribuída para a cidade. O investimento em todo o projeto é de R$ 32 milhões, com recursos do Ministério da Integração Nacional, Banco Mundial, Governo do Estado/Compesa. A população beneficiada é de 160 mil habitantes.

A energização do sistema, que é a última etapa da obra, consiste em fazer as interligações entre a rede de energia da Celpe e a subestação. Desse local, é feita a ligação elétrica para as Estações de Bombeamento Flutuantes e a Estação Elevatória de Água Bruta, bem como a instalação dos quadros e painéis elétricos necessários para deixar o sistema em condições de operar. Em outubro, quando todas as intervenções devem ter sido concluídas, a Compesa espera aumentar a oferta de água para a cidade. Estudos estão sendo realizados para definir qual a redução do racionamento de água na cidade,  quando será anunciado um novo calendário de abastecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *