Mutirão levanta cedo para produzir tapetes de Corpus Christi

A produção dos tapetes para as celebrações do Dia de Corpus Christi começou muito cedo, nesta quinta-feira (25), em Vitória de Santo Antão. Na Praça da Matriz, um mutirão com cerca de 200 pessoas levantou às 5h para começar a confeccionar os desenhos no asfalto. A mão de obra é totalmente voluntária, pois envolve membros de diversas comunidades católicas. Os desenhos que são feitos formam representações de ocasiões históricas e de símbolos importantes do catolicismo.

O auge das celebrações acontece à noite, quando a procissão sai em percurso por cima dos tapetes, logo depois da missa, marcada às 19h. É um momento, segundo os fieis, de total comunhão com Jesus Cristo.

Os desenhos são tracejados com giz e depois começam a ser preenchidos pelos materiais como o sal, serragem de madeira e flores.  A confecção de tapetes no Dia de Corpus Christi é oriunda de Portugal ainda na época em que o Brasil era colônia. A tradição também acontece em outros países.  Em Vitória, além da Matriz de Santo Antão, as paróquias dos bairros Maués, Águas Brancas, Bela Vista e Livramento também desenharam tapetes.

Por Marcio Souza, do Blog Nossa Vitória. 

Foto: Thyago Leão/Blog Nossa Vitória.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *