Vitória realiza Dia “D” contra o H1N1 neste sábado

Serão disponibilizados 29 pontos de vacinação em todo o município

Para garantir a vacinação de todos que fazem parte do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra os Vírus da Influenza, a Prefeitura de Vitória de Santo Antão realiza neste sábado (30) o Dia ‘D’ de Vacinação.

Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas e CRAS estarão abertos das 8h às 17h para atender o público. Serão disponibilizados 29 pontos de vacinação em todo município.

O grupo prioritário é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. “Temos milhões de pessoas vacinadas, não só no Brasil, mas no mundo. Esta é uma vacina de vírus inativado, então não é possível ser infectado por um vírus do imunobiológico. O que pode ocorrer é a pessoa, coincidentemente, ser acometida por outro dos milhares de vírus em circulação, inclusive de resfriados”, explicou a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues.

 

Pontos de vacinação:

 

Policlínica da Criança;

CESV;

Associação comercial, Industrial e agropecuária da Vitória;

CESMU;

Igreja Batista Sinai;

Unidade de Saúde do Maués;

Unidade de Saúde de Lagoa Redonda;

Unidade de Saúde do Alto José Leal;

Unidade de Saúde da Bela Vista;

CRAS Bela Vista;

Unidade de Saúde de Cajueiro;

Unidade de Saúde de Caiçara;

Unidade de Saúde de Pirituba;

Unidade de Saúde do Amparo;

Unidade de Saúde de Dr. Alvinho;

Unidade de Saúde de Jardim Ipiranga;

Unidade de Saúde do Mário Bezerra;

Unidade de Saúde de Natuba;

Unidade de Saúde do Matadouro;

Unidade de Saúde de Santana;

CRAS Militina;

Unidade de Saúde do CAIC;

CPV DE ÁGUAS BRANCA;

Unidade de Saúde do Outeiro;

Unidade de Saúde de Cidade de Deus;

Unidade de Saúde de Redenção;

Unidade de Saúde do Lot. Conceição;

Unidade de Saúde de Ladeira de Pedras;

Unidade de Saúde de Lídia Queiroz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *