Eleitor só tem seis dias para fazer cadastramento biométrico

Domingo (1º de maio) será o Dia do Trabalhador e não haverá atendimento.

Os eleitores de Olinda e Paulista (Grande Recife), Vitória de Santo Antão (Zona da Mata) e Petrolina (Sertão) têm apenas mais seis dias para fazer o cadastramento biométrico. O alerta é do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).  No domingo (1º de maio) será feriado e, portanto, não haverá atendimento.

Quem precisa fazer o cadastramento de biometria deve anotar. O TRE atenderá na quinta (28), sexta (29) e sábado (30). Em maio, haverá expediente nos dias 2, 3 e 4. O horário será ampliado: 8h às 20h. A ampliação do horário foi possibilitada pelo apoio de homens do Exército. Vale ressaltar que no sábado,  haverá atendimento das 8h às 16h.

O TRE informou que  os eleitores de Olinda poderão contar com o Centro de Convenções para efetivar o recadastramento das digitais. Nos quatro últimos dias de recadastramento, os interessados devem ir até esse local,  sem a necessidade de agendamento.

Olinda, por sinal, é a cidade com  o menor percentual de eleitores cadastrados na biometria. Faltando poucos dias para o fim do prazo, 23% do público ainda não compareceu. Petrolina tem o maior percentual de cadastramento: 85,54% dos eleitores. Vitória atingiu a marca de 83,76% e Paulista, 82,83%.

Meta
A Justiça Eleitoral quer implantar, até 2020, o sistema biométrico no processo eleitoral brasileiro para garantir a segurança. Com a identificação biométrica não haverá a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro, tornando assim ainda mais seguro o sistema de votação eletrônico.

Para realizar o recadastramento, o eleitor precisa levar um documento que comprove a residência no município em que será feita a coleta biométrica. Quem não realizar o recadastramento a tempo poderá ter restrições no CPF, perder benefícios de programas sociais como o Bolsa Família, deixar de fazer matrículas em instituições de ensino, obter passaporte e assumir cargos públicos. O agendamento para o recadastramento biométrico pode ser feito no: www.tre-pe.jus.br/eleitor/recadastramento-biometrico.

G1 Pernambuco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *