Recadastramento biométrico segue até 31 de março

Nas eleições deste ano, 36 cidades de Pernambuco irão implementar o sistema biométrico. Destas cidades, 27 estão em alerta devido ao baixo número de eleitores que já realizaram o cadastramento das digitais. Com o término do prazo para coleta biométrica agendado para 31 de março, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) divulgou ações que devem incentivar a regularização do eleitorado. As cidades de Passira, Petrolina, Limoeiro, Nazaré da Mata e Vitória de Santo Antão, são locais em que o percentual de cadastramentos feitos está abaixo do esperado.

Os eleitores dessas cidades só poderão votar se estiverem regularizados com a Justiça eleitoral. Sem a inscrição, o eleitor fica impedido de realizar uma série de atividades, entre elas assumir emprego, efetuar matrículas em instituições de ensino, solicitar empréstimos, regularizar CPF e renovar passaporte. Para a regularização, é preciso comparecer a um cartório ou a uma central eleitoral. Em Vitória de Santo Antão, é preciso fazer o agendamento do recadastramento.

O objetivo é regularizar a situação do eleitorado por zonas, além de garantir eleições mais seguras devido ao ingresso da tecnologia biométrica. A previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de que até 2018 todo o estado tenha passado pelo processo.

Os servidores do TRE-PE vão trabalhar nos finais de semana e o atendimento será misto, ou seja, a prioridade é de quem agenda, mas, tendo vaga, o cidadão será atendido na hora que chegar ao receberá uma senha. Além disso, nas cidades de Olinda, Paulista, Petrolina e Vitória de Santo Antão serão incrementados mais guichés de atendimento.

Para realizar o recadastramento, o eleitor precisa levar um documento que comprove a residência no município em que será feita a coleta biométrica. Para os eleitores que irão tirar a primeira via do título de eleitor, o prazo vai até o dia 4 de maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *