Vestibular do IFPE registra menor índice de abstenção dos últimos seis anos

vestbular IFPE
Foto: Divulgação

A abstenção do Vestibular 2016 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), realizado neste domingo (29), foi a menor dos últimos seis anos. O índice de faltosos registrado foi de 14,12%. Nas provas que ocorreram em 2010 a porcentagem de faltosos foi de 11,88%. Em 2015, o índice foi de 16,95% e em 2014, 17,14%.

Um total de 29.865 candidatos se inscreveu na seleção para disputar as 6.332 vagas oferecidas em 15 campi da instituição. A partir das 15h, o gabarito preliminar será divulgado no site da Comissão do Vestibular (CVEST), no endereço http://cvest.ifpe.edu.br. Quem discordar das respostas tem somente esta segunda (30) para apresentar recursos, das 8h às 17h, no campus onde o candidato concorre à vaga. O gabarito definitivo será divulgado no dia 4 de dezembro.

A prova ocorreu em clima de total tranquilidade nos 62 prédios espalhados pelo Estado. Aos 14 anos, a estudnte Fernanda Oliveira da Silva disputa uma vaga no curso técnico em Edificações do Campus Recife. “Meu pai fez curso técnico no Instituto e quero seguir o mesmo caminho”, disse.

Os candidatos aos cursos superiores tiveram que resolver 50 questões e realizar uma redação sobre um entre dois temas propostos “Redução da maioridade penal: solução para a diminuição da violência no Brasil?” ou “Os impactos socioeconômicos do atual fluxo de refugiados para o Brasil”. Já os que tentam uma vaga de curso técnico responderam 30 questões, distribuídas entre disciplinas de Português, Matemática e Conhecimento Gerais. A divulgação do resultado do Vestibular está prevista para o dia 18 de dezembro.

As vagas ofertadas no Vestibular 2016 do IFPE são distribuídas pelos campi da instituição localizados em Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão.

Para os cursos técnicos, são oferecidas 1.684 vagas na modalidade integrado e 4.028 na modalidade subsequente. Também são ofertadas 120 vagas para os cursos de Qualificação Profissional do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), além de 500 vagas para os cursos superiores com início no primeiro semestre de 2016.

Quem não se inscreveu no Vestibular, mas prestou o Enem, ainda poderá concorrer a outras 384 vagas de cursos superiores, todas elas referentes à segunda entrada de 2016, que serão preenchidas através do SiSU. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 2125.1724 ou pelo e-mail: cvest2015@reitoria.ifpe.edu.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *