Pernambuco decreta estado de emergência devido ao Aedes aegypti

Casos confirmados de dengue foram de 6.573 ano passado para 119.646. Estado tem também o maior número de casos de microcefalia no país.

Governador Paulo Câmara assinou decreto de emergência devido a casos de dengue, chikungya e zika no estado (Foto: Aluisio Moreira/SEI)
Governador Paulo Câmara assinou decreto de emergência devido a casos de dengue, chikungya e zika no estado. (Foto: Aluisio Moreira/SEI)

O governador Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Julio assinaram neste domingo (29) o decreto de emergência em Pernambuco e no Recife devido às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypt – chikungunya e zika vírus. As três tiveram um grande aumento no estado neste ano. O decreto vem no dia seguinte à confirmação do Ministério da Saúde da relação entre o zika vírus e o surto de microcefalia na região Nordeste – Pernambuco é o estado com mais casos de microcefalia do país, 487 notificações.

O decreto vale a partir da terça (1º), quando vai ser publicado no Diário Oficial. Os representantes do poder estadual e municipal apontam que há uma epidemia de dengue, chikungunya e zika, esta última relacionada aos casos de microcefalia, em andamento, daí a necessidade de intervir.

O número de casos de dengue cresceu neste ano. Até o dia 14 de novembro, foram notificados 119.646 ocorrências em todo o estado, enquanto no mesmo período no ano passado foram 17.702 notificações. O número de casos confirmados foi de 42.781 este ano, enquanto em 2014 foram 6.573 neste mesmo período.

O Recife é a cidade com o maior número de notificações do estado, segundo o último boletim divulgado. Ao todo, foram 25.219 casos, o que representa um aumento de 838,2% no número de notificações – foram 2.688 no mesmo período de 2014. A cidade conta ainda 15.168 casos confirmados de dengue até o dia 14 de novembro. No mesmo período do ano passado, a Secretaria de Saúde da cidade confirmou 693 casos.

No último sábado (28), a capital pernambucana inicou um mutirão de combate ao mosquito. Na última sexta (27), após uma reunião do prefeito Geraldo Julio com todo o secretariado, foi anunciado que todas as secretarias municipais vão colaborar com o mutirão, seja com utilização de pessoal ou de equipamentos e carros pertencentes ao poder público.

G1 PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *