Eleições para o Conselho Tutelar leva milhares de pessoas ao Colégio 03 de Agosto

Fotos: Thyago Leão/Blog Nossa Vitória
Fotos: Thyago Leão/Blog Nossa Vitória

Em Vitória de Santo Antão, milhares de pessoas compareceram neste domingo (04) ao Colégio Municipal 03 de Agosto para ir às urnas escolher os novos conselheiros tutelares, responsáveis por proteger crianças e adolescentes vítimas de qualquer tipo de violência. Eles passarão a atuar nos municípios a partir do ano que vem. Esta é a primeira vez que as eleições ocorrem de forma unificada em todo o país.

Todos os conselheiros tutelares recebem remuneração. No município, o salário chega a R$ 2.100,00 por mês. A posse dos 05 membros mais votados será concedida pelo Prefeito do Município, no dia 10 de janeiro de 2016. Também serão eleitos 05 membros suplentes.

Pessoas com mais de 16 anos, registradas no TRE-PE, puderam votar. Quarenta candidatos disputaram. Os portões foram abertos às 8h e fechados às 17h. Os eleitores que já estavam dentro do colégio antes do horário puderam votar, conforme permite a legislação eleitoral.

As reclamações também tiveram lugar garantido nas eleições. Os eleitores criticaram a falta de organização do pleito. “É inadmissível. Fila única enorme e sem pessoas suficientes para ajudar a orientar. Passei quase uma hora na fila”, comentou Maria do Carmo, de 43 anos.

Taciana do COMDICAVinte e oito urnas, distribuídas em 14 sessões estiveram disponíveis, segundo a comissão organizadora do COMDICA. “Nós tivemos um aglomerado no começo, porque a maioria das pessoas vinheram pela manhã, logo quando abriu. Então, nas sessões das letras M e J nós tivemos que colocar duas urnas para que atendesse”, comentou Taciana Castelo Branco.

Em várias ruas próximas ao Colégio 03 de Agosto, o rastro de sujeira deixada pelos “santinhos” denuncia a boca de urna. Apesar de proibida, a tentativa de aliciar eleitores de última hora não deixou de ocorrer. Quatro pessoas foram detidas por crime eleitoral, mas foram liberadas.

APURAÇÃO E RESULTADO

Após o encerramento das votações, as urnas foram lacradas e encaminhadas à sede da comarca do Ministério Público, sob proteção da comissão e Polícia Militar. Elas permanecem lá até às 8h desta segunda (05), quando serão levadas para o Silogeu, no bairro da Matriz, para a apuração.

“Achamos o quantitativo da Polícia Militar que nós tínhamos para nos proteger pouco para a parte da noite. Para a nossa maior segurança e maior segurança da população, nós tomamos essa decisão como comissão e conjunto com a Promotoria de Justiça”, justificou Taciana. Ainda segundo a presidente da comissão do COMDICA, o resultado será divulgado por volta das 14h.

Por Danilo Coelho, do Blog Nossa Vitória

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *