Confira o que funciona no feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida

Na próxima segunda-feira, 12 de outubro, o Brasil comemora o feriado religioso de Nossa Senhora Aparecida, padroeira nacional. Quem preferir ficar em Vitória de Santo Antão terá que ficar de ligado nas alterações que alguns serviços e segmentos sofrem no horário de funcionamento.

O feriado nacional é celebrado desde 1980, quando o papa João Paulo II consagrou a Basílica de Nossa Senhora em Aparecida (SP). A santa divide seu dia com o das crianças; comemoração dos pequenos foi criada em 1924, pelo decreto nº 4867, de 5 de novembro, uma ideia do deputado federal Galdino do Vale Filho. Mas foi só a partir de 1960 que a data ganhou força comercial. Ao redor do mundo, a comemoração das crianças é feita em outros dias.

Confira o que abre e fecha durante o dia:

BANCOS – Não haverá expediente em função do feriado, mas a população pode usar canais alternativos de atendimento, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e banco por telefone. As contas de consumo (água, energia, telefone, entre outras) e carnês vencidos no dia 12 poderão ser pagos no dia seguinte, sem acréscimo.

É importante lembrar que os bancários estão em greve e mesmo após o feriado pode não haver atendimento nas agências.

COMÉRCIO – As lojas do centro não terão funcionamento.

CORREIOS – As agências estarão fechadas.

DETRAN – Não haverá atendimento na sede do Detran (Recife), nas Ciretrans, shoppings ou Expressos Cidadão.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA – Funciona em regime de plantão, das 13h às 17h. Neste expediente, serão julgadas as demandas urgentes de caráter cível e criminal (habeas corpus, mandados de segurança e medidas cautelares, entre outros).

O plantão do judiciário na Capital será no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha de Joana Bezerra, área central do Recife. Os plantões do 1º Grau serão realizados em 14 unidades judiciárias do Grande Recife e Interior, nas unidades de Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Nazaré da Mata, Limoeiro, Vitória de Santo Antão, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Ouricuri e Petrolina.

O plantão do 2º Grau será realizado no Núcleo de Distribuição e Informação Processual, no térreo do Palácio da Justiça, no bairro de Santo Antônio, na área central do Recife. O horário é das 13h às 17h.

REPARTIÇÕES PÚBLICAS – Não haverá atendimento ao público nos órgãos municipais.

EDUCAÇÃO – As escolas municipais estarão fechadas. As unidades de ensino também não funcionarão no dia 15, quando é comemorado o Dia do Professor. Também é feriado para as escolas estaduais, faculdades e universidades.

SUPERMERCADOS – Os supermercados abrirão normalmente; o horário fica a critério das empresas.

SHOPPING – O centro de compras funciona das 12h às 20h para todas as atividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *