Prefeito veta emenda que beneficia estudantes universitários

Fotos: Thyago Leão/Blog Nossa Vitória
Fotos: Thyago Leão/Blog Nossa Vitória

A polêmica do transporte universitário intermunicipal voltou à tona na Casa Diogo de Braga na sessão desta quinta-feira (17). Após a aprovação de uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016 pelos vereadores, o prefeito Elias Lira (PSD) formalizou seu veto, retornando a matéria para a Câmara. Os vereadores poderiam manter o veto ou derrubar. Por maioria dos votos, o veto foi mantido.

A emenda, proposta pelo vereador Geraldo Filho (SDD), visava manter e adquirir novos ônibus para transporte universitário. No dia da aprovação, houveram 5 votos a favor, 4 contras e 1 abstenção. Para veto ser derrubado, seria necessário voto da maioria absoluta da câmara, ou seja, seis votos.

Na apreciação do veto, votaram a favor dos estudantes cinco parlamentares: Geraldo Filho (SDD), Dr. Saulo (SDD), Novo da Banca (PSD), Danda da Feijoada (PR) e Edmo Neves (PMN). Abstiveram-se Toninho Nascimento (PROS) e Edinho Gomes (PMN). A favor do veto votaram os vereadores Edvaldo Bione (PROS), Sandro da Banca (PROS) e Irmão Duda (PSDC).

Toninho NascimentoJustificando sua abstenção, o vereador Toninho mostrou retaliação ao movimento #RegulaBusão. “Na última sessão que teve essa votação, eu votei a favor da emenda. Quando eu saí dessa Câmara, muitas pessoas do movimento começaram a dizer que eu não representava o movimento”, comentou. “Se eu não represento essa categoria, eu me abstenho do voto”, concluiu o parlamentar.

Danda da Feijoada, defendendo seu voto, declarou estar a favor da classe estudantil. “Votar a favor desse veto, é o mesmo que votar contra o desenvolvimento de Vitória de Santo Antão”, sentenciou.

Segundo a justificativa do prefeito Elias Lira, as propostas da matéria configuram-se como criação de gastos para o erário, contrariando a Constituição Federal, Lei Orgânica Municipal e Lei de Responsabilidade Fiscal. “A criação de despesa para a Administração Pública Municipal é matéria de competência privativa do Chefe do Poder Executivo, não podendo ser feita pelo Poder Legislativo, por se configurar vício de iniciativa/competência”, explicou o veto.

Dr. Saulo classificou a ação do prefeito como insensível. “Eu não entendo essa pouca sensibilidade em não querer melhorar o transporte dos estudantes aqui do município. Esse veto significa dizer não aos estudantes, não ao crescimento cultural de Vitória de Santo Antão”, disparou.

“Nós tínhamos a oportunidade de pela primeira vez na história ser aprovada uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias do município”, enfatizou Geraldo Filho.

Por Danilo Coelho, do Blog Nossa Vitória

9 Replies to “Prefeito veta emenda que beneficia estudantes universitários

  1. O TAL PREFEITO E SEUS CAPACHOS QUE ESTÃO CONTRA ESSA EMENDA PENSAM QUE NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES O POVO VÃO ESQUECER E BOTAR ELES NO PODER NOVAMENTE. ELE PENSA QUE OS POBRES SOFREM COM AS HIPOCRESIAS DELES. MAS UM DIA APRENDEM. E EU CONFIO EM DEUS QUE TODOS ESSES EU VOU VER DE MERDA PRA BAIXO. QUE FAZ AQUI. AQUI MESMO PAGA, E MUITO CARO.

  2. Vocês acham que o prefeito sem sensibilidade para com a educação iria fazer alguma melhoria para os estudantes?
    ACORDA POVO VITORIENSE! Vamos banir da vida pública, esses bandidos de carteirinha!

  3. Quanta ignorância desse senhor que ocupa o cargo de prefeito, não sabe ele que negando apoio aos universitários está também negando o futuro de nossa cidade.

  4. goste ou não, o prefeito vai ser Dr. Paulo Roberto! se não aguentar corra!

  5. Esse imbecil que está no poder quer que todos sejam analfabetos como ele, o trasporte dos estudantes é péssimo, nós estudantes somos o futuro da cidade, futuros Doutores, Engenheiros, Enfermeiras, Administradores de empresa e etc…

    Será um erro votar pra permanência deles no poder, Vitória precisa de uma pessoa de caráter no poder, que possamos confiar e não nesses corruptos e mentirosos.

  6. Fiz 5 anos de faculdade em Recife, pegando carona,pagando caro para a Borborema e estou aqui Graças a Deus e a minha boa vontade de crescer, Parem de reclamar , isso que querer novos ônibus é luxo, no meu ponto de vista prefeitura não tem obrigação em levar estudantes para outro município e sim dentro da cidade a qual faz parte. Quem quer ir estudar de verdade em recife vai com os meios que existe ou pegue seu carro e chame mais 4 amigos e dividam o combustível, daí vcs vão no ar,som ligado, dvd,chega na hora que quer e sai hora que por bem achar.

  7. BRUNO VOCÊ DEVE SER UM BABÃO DO AMARELO TRAVESTIDO DE JUDAS. SE VOCÊ TEM CONDIÇÕES DE IR E VIR BOLANDO NO SEU CARRO OUTROS ESTUDANTES Ñ TEM. DEIXE DE SER EGOÍSTA E PENSE NAQUELES QUE Ñ TEM CONDIÇÕES DE ESTÁ PAGANDO TODOS OS DIAS PASSAGENS PARA O RECIFE. E NÓS TEMOS O DIREITO SIM PORQUE PAGAMOS NOSSOS IMPOSTOS E HÁ VERBA PARA ESSES ÔNIBUS. A NÃO SER QUE ELA ESTEJA SENDO DESVIADA QUE Ñ DUVIDO NADA. EU Ñ PRECISO USAR ESSES ÔNIBUS MAS ME SOLIDARIZO COM QUEM PRECISA. ACHO QUE VOCÊ É DA LAIA DO PREFEITO QUE Ñ TEM CORAÇÃO E SÓ OLHA PARA O PRÓPRIO UMBIGO. AGORA QUANDO CHEGA AS ELEIÇÕES QUE GANHAR APULSO DANDO UM DE BOM SEM SER.

  8. Vcs acham que o ilustre prefeito iria votar a favor pra comprar novos ônibus?
    Acordem, ônibus não dá lucro pra ele, praças super faturadas sim. Algo tão simples e vcs não enxergam.

  9. Deveria haver um estudo, para saber, as condições financeiras destes estudantes. Porque as obrigações de uma prefeitura esta clara na legislação federal, e hoje vitória dispõe de varias instituição que oferecem em vitória o ensino graduado e técnico, um pouco de bom senso, e legisladores propositivos iria aperfeiçoar, esta infeliz ideia, por que populismo eleitoral é fácil, mais o foco de um município e o ensino fundamental, e época de crise têm que primeiro cumprir as obrigações legais, e um Estado em que tudo e arcado, pelo governo e uma utopia, mais vai uma sugestão, para os escribas comissionados e para os universitários que Gosto de atracar-se a geladeira. em vitória.
    Estudo técnico com uma comissão dos estudantes e parlamentares, para viabilizar este beneficio.
    Buscar parcerias publico privado.
    Retribuição dos universitários para com a educação, como forma de retorno para o município.
    E outras propostas que temos para contribuir, mais na hora de votar a galera estavam quase todos atrás dos paredões, e agora depois que olha uma câmara corporativa, onde comunidades e bairros menos favorecidos estão representados, por trocas de favores que já eram um direito, e assessores que não pação de cabos eleitorais, e vereadores bom de urna, e poderio econômico, ditando as regras em nossa cidade o que fazer ?
    Buscar se mobilizar, para unidos construir uma proposta, que equacionar uma solução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *